EUROPA Secretários dos episcopados católicos debatem situação do continente

Bandeiras dos países da União Europeia
Responsáveis abordam resposta da Igreja perante a «crise»
Os secretários das 33 Conferências Episcopais europeias estão reunidos até domingo em Varsóvia, Polónia, para o seu 41.º encontro anual, dedicado aos temas da nova evangelização e da crise no continente.
A iniciativa assinala o 10.º aniversário da exortação apostólica ‘Ecclesia in Europa’ (Igreja na Europa, 28 de junho de 2003), de João Paulo II.
Segundo o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que organiza o evento, os responsáveis estão a analisar “as luzes e sombras da crise que atravessa o continente europeu, uma situação que interpela a Igreja na sua missão de anunciar o Evangelho”.
O secretário do CCEE, padre Duarte da Cunha, afirma em comunicado enviado à Agência ECCLESIA que é necessário “recordar que Jesus é também hoje fonte de esperança para o homem e para a Europa”.
O sacerdote português sublinha que na actualidade “muitos acreditam poder viver sem fé”.
“Isso é o que a nossa cultura secularizada nos quer fazer crer, mas que ninguém pense que seja possível viver sem esperança. Parece quase impossível imaginar um mundo, uma vida, privada de esperança”, acrescenta.
O padre Duarte da Cunha refere que “o anúncio da fé em Jesus Cristo, que é o centro da nova evangelização, é também uma oferta de esperança para o mundo”.
Os trabalhos, que contam com a participação do padre Manuel Morujão, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, vão ser encerrados com uma missa celebrada na catedral da capital polaca, sob a presidência do núncio apostólico (embaixador da Santa Sé), D. Celestino Migliore. ECCLESIA 29 de junho 2013

Comentários

Mensagens populares