ÍNDIA Levantamento indiano mostra distância entre a cidade e o campo


Morador da cidade média tem quase o dobro do poder de compra de um morador médio
Um mercado de vegetais em Mumbai. Imagem por Shutterstock


Estima-se que cinco por cento dos índios têm apenas um quarto de dólar dos EUA por dia para cobrir todas as suas necessidades, de acordo com um levantamento oficial do governo lançado no final da semana passada.
A maioria das pessoas dessa faixa vive em aldeias rurais, mas os mais pobres moradores da cidade subsistem com apenas 23 rúpias por dia - quase metade de um dólar dos EUA.
Embora destacando a escala e a situação dos mais pobres, os resultados da pesquisa do país para 2011/2012 indicam também um fosso cada vez maior entre os índios urbanos e os rurais.
Os resultados, com base em dados recolhidos ao longo de um ano a partir de milhares de participantes, são amplamente considerados como um principal indicador dos níveis de prosperidade da Índia.
Eles mostram que o morador médio com um rendimento mensal de EUA $ 23 é 84 por cento mais pobre do que o habitante médio da cidade, que pode dar-se ao luxo de gastar EUA $ 43 por mês.
Há também uma diferença significativa das despesas familiares com educação, que absorve quase sete por cento da renda de um morador da cidade, mas apenas 3,5 por cento da renda do morador médio.
Os últimos 20 anos viram uma mudança nos gastos com tabaco e álcool entre os habitantes urbanos, para metade,  passando de uma média de 2,3 por cento da renda para 1,4 por cento. O aldeão médio gasta 2,4 por cento nesses prazeres.

A A pesquisa também mostra que, embora a maior parte dos vegetais da Índia e produtos lácteos sejam produzidos em áreas rurais, a população rural, na verdade, tem que gastar mais com eles do que os seus vizinhos da cidade. Alguns comentaristas dizem que isso é devido à crescente intervenção de intermediários. UCANEWS 24 jun 2013

Comentários

Mensagens populares