SAUDADES já sinto saudades do amigo

Fui surpreendido por esta expressão interessante no facebook. E comentei relacionando com uma conversa tida hoje com alguém, e em que tomei conhecimento de coisas importantes para a minha saúde. Escrevi e esta poderá vir a ser uma página dum futuro livro que penso escrever: uma autobiografia muito realista, duma vida pujante, realizadora, aberta, doada, mas também muito sofrida, mas suavizada por muitos amigos que partilharam comigo tudo o que eu precisava. Graças a Deus, que Esse nunca nos falha. Jesus disse que o Palimenta o passaredo, abandonará um seu filho? Não pode nem deixa em nenhuma circunstância.


1.É normal e é sinal positivo da amizade que nos une e partilhamos! Falei hoje com alguém na área de medicina, pessoa que foi fantástica na compreensão - embora admirada - de tanta ... brincadeira séria. E que não acabará enquanto os mais responsáveis não pegarem no Evangelho e não disserem: como responsáveis: devo ser o primeiro a cumprir... os outros imitarão. (Curioso: disse-me mesmo assim)

2.No mundo corrupto em que vivemos vomita-se injustiça, vingança, mentira, cobardia, um humanismo pedestre, raiva, ódio, ... e os mais pequenos , os trabalhadores são escravos e são sempre os ofendidos… E acrescentou: “no meio disto tudo quem vai salvar as pessoas são as mulheres…ainda que se diga na Bíblia que foi formada da costela de Adão”… Eu anuí dizendo que Jesus Cristo foi um grande defensor das mulheres, de facto, esquecidas ou postas de lado até pela própria história. E lembrei o livro que o Dr Anselmo apresentou na Feira (aliás Festa) do Livro no Funchal e do qual fiz um artigo que se encontra ainda na Internet, em livro da Câmara do Funchal, sobre o acontecimento.…

3.Então que é que os ofendidos deverão fazer? Assumir a condição de pequenos, de escravos mas cumpridores de todos os seus deveres e andar para a frente. Cada um é que sabe o que é, o que é capaz, os valores que tem, as qualidades, o bem que faz e NÃO INTERESSA NADA A AVALIAÇÃO DOS OUTROS!  Não é pelo que eles dizem que eu sou bom ou mau! Estão fora de mim e em circunstâncias diferentes e que os impede de julgar com verdade. Nunca me devo impressionar se tenho a consciência de ter feito o bem à minha volta! Por exemplo: quem nunca esteve doente, dificilmente acreditará que está doente se não vir as tripas de fora ou o pescoço cortado…Mas a maior parte das doenças de hoje são do sistema nervoso, depressões, angústias… que não se vêem nem com uma lupa ou o microscópio… E este passa a ser um mundo de tolos, de debilidade mental, que é preciso pôr a trabalhar como cavalos para desentorpecerem e esquecerem as manias.. Pois manis são hoje a maior doença e a mais difícil de curar ou até incurável! Precisa de muito carinho” De muito respeito e atenção pela dignidade da pessoa que sofre e  que não se deve fazer sofrer mais, com ditos e graçolas de muito mau gosto… e sem caridade!

4.Por detrás dum rosto simpático e atento: alguém me mostrou saber manejar valências como problemas da coluna, de psiquiatria, do foro interno, de compreensão dos problemas e das possíveis tentativas de solução; embora hoje na prática – diga - não são assumidas estas ligadas a doenças por quem nunca passou problemas de saúde graves. Julga que tudo é saúde. E, pelo facto de uma pessoa andar de pé, não se acredita que esteja doente, nem com ressonâncias magnéticas, nem com TACs nem com relatórios médicos. Não se acredita numa cirurgia se não se vir um “lanho” aberto e cheio de sangue ou uma cicatriz com 2cm de largura… Mas hoje a cirurgia faz colagens da pele topo a topo em que não há pontos e lugar da abertura para operar fica quase imperceptível! Me disse o enfermeiro, quando viu o sinal da minha cirurgia cervical: o médico “caprichou” pois quem não souber nem nota!

5. Um amigo confidente em quem confiávamos durante anos e nos sai indiferente quando era preciso dizer a verdade...é o caminho mais curto para criar e fomentar depressões! A posição de chefe...deverá ser sempre de serviço, em todas as instituições, mas muito mais dentro da Igreja...

6.Quando alguém sabe que se está a dizer mal de um colega e não o defende logo , não passa de um cobarde…nunca poderá ser considerado um amigo… amigo que nos esquece e não defende a nossa honra… nada de amigo! É falso. Nunca mais falar de qualquer problema com ele, porque será traidor.

7.Muito obrigado a esta pessoa anónima que me deu uma lição de humanismo e espiritualidade que bem poderá ser o filão do capítulo de m livro, anónima mas eficiente algures neste nosso Portugal!Continue seu bom trabalho em favor do povo. Merece-o mesmo quando resmunga e insulta os políticos tentando resolver os problemas da cise assustadora! Mas o parque automóvel continua a ser dos melhores. Para, por exemplo na Avenida dos Aliados, no Porto, e aprecie a enorme quantidade de “bombas” que ali passam constantemente!... É verdade! Eu já o fiz.

Comentários

Mensagens populares