VATICANO Novo patriarca de Lisboa recebeu pálio das mãos do Papa Francisco



O novo patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, recebeu o pálio, uma insígnia de honra litúrgica, durante uma cerimónia religiosa presidida pelo Papa Francisco, na manhã deste sábado, no Vaticano.

A cerimónia de colocação do pálio a 34 arcebispos, na qual Manuel Clemente foi o primeiro a receber a insígnia, teve inicio às 8h30 de Portugal Continental, menos uma hora que no Vaticano.
O pálio é uma insígnia de honra litúrgica referente a uma jurisdição da Igreja Católica, de lã cor branca com seis cruzes pretas, que os arcebispos metropolitas colocam à volta do pescoço. Esta corresponde à missão metropolitana de cada província eclesiástica, que é constituída por diversas dioceses.
No caso português, existem três províncias eclesiásticas: Lisboa, Évora e Braga. Manuel Clemente, 64 anos, recebeu a insígnia referente a Lisboa, onde vai assumir as funções de patriarca, sucedendo a José Policarpo, 77 anos, no passado dia 18 de Maio, e devendo tomar posse no dia 6 de julho, na Sé de Lisboa.
O evento decorre junto ao altar da confissão do apóstolo Pedro, na Basílica de São Pedro. Do grupo de arcebispos constam ainda o da Beira, em Moçambique, Claudio Dalla Zuanna; e os brasileiros Antônio Carlos Altieri, de Passo Fundo, Moacir Silva, de Ribeirão Preto, e Sérgio Eduardo Castriani, de Manaus.

Também esta manhã, a partir das 10h30, em Lisboa, o cardeal José Policarpo preside à celebração da ordenação de seis novos padres, numa cerimónia no Mosteiro dos Jerónimos. E. 29 de junho 2013

Comentários

Mensagens populares