FAMÍLIA amor de pais, crianças e idosos

FAMÍLIA amor de pais, crianças e idosos

1.A família é no desígnio do Criador, o “lugar primário da humanização” da pessoa e da sociedade e “berço da vida e do amor”, afirmou João Paulo II.
É na família que se aprende a conhecer o amor e a fidelidade ao Senhor, como nos ensina o livro do Éxodo (c. 12 e 13). De tal modo que Jesus nasceu e viveu numa família concreta. Assim, iluminada pela luz da mensagem bíblica, a Igreja considera a família a primeira sociedade natural, e põe-na no centro da vida social.

2.É na família que, fruto do amor dum e duma mulher, o homem nasce e cresce. Para haver família tem de haver comunhão entre os seus membros. “ No clima de natural afecto que ligaa os membros de uma comunidade familiar, as pessoas são reconhecidas e responsabilizadas na sua integridade. São palavras de João Paulo II na Centesimus Annus (n. 39) «A primeira e fundamental estrutura a favor da ‘ecologia humana’ é a família, no seio da qual o homem recebe as primeiras e determinantes noções acerca da verdade e do bem, aprende o que significa amar e ser amado e, consequentemente, o que quer dizer, em concreto, ser pessoa».

3.A comunidade familiar nasce da comunhão das pessoas. E a família, comunidade de pessoas, é por isso a primeira sociedade humana”. Sem famílias fortes na comunhão e estáveis no compromisso, os povos debilitam-se. Qualquer modelo de social que pretenda servir ao bem do homem não pode prescindir da centralidade e da responsabilidade social da família. Nenhum poder pode abolir o direito natural ao matrimónio nem modificar-lhe as características e a finalidade. As suas características  são próprias, originárias e permanentes. Pode dizer-se que em todas as culturas são respeitadas essas características, devendo ser rejeitada qualquer tentativa de as deturpar.
Graças ao amor, realidade essencial para definir o matrimónio e a família, qualquer pessoa, homem ou mulher, é reconhecida, é reconhecida, acolhida e respeitada na sua dignidade. (João Paulo II, Familiaris Consortio, n.43)

4.O ser humano é feito para amar e sem amor não pode viver. As uniões de facto, cujo número tem aumentado progressivamente, baseiam-se numa falsa concepção da liberdade de opção dos indivíduos (João Paulo II, Gratissimam Sane, n. 14) e numa concepção de todo privada do matrimónio e da família. Considerá-la como um matrimónio seria criar um descrédito do modelo natural de família. A solidez do núcleo familiar é um recurso determinante para a qualidade da convivência social; por isso a comunidade civil não pode ficar indiferente perante as tendências desagregadoras que minam na base os seus alicerces fundamentais.


5. A família é o santuário da vida. Acarinha-a, testemunha-a em todas as suas fases: crianças e idosos merecem toda a atenção. Estes que vivem na família devem ser uma presença de grande valor. São transmissores de valores humanos e culturais, morais e sociais que não se medem em termos económicos dão um precioso contributo com sua experiência ao longo de anos de trabalho ede responsabilidade. Como diz a Sagrada Escritura, as pessoas « até na velhice darão frutos» (Salmo 92, 15) Os idosos constituem uma escola importante escola de vida, capaz de transmitir valores e tradições e de favorecer o crescimento dos mais jovens, os quais, desse modo, aprendem a buscar não somente o próprio bem, mas também ode outrem. Se os idosos se encontram numa situação de sofrimento e dependência, necessitam não só de cuidados médicos e de uma assistência apropriada, mas sobretudo de ser tratados com muito, muito amor.

Comentários

Mensagens populares