FILIPINAS 4 milhões de crianças afectadas pelo tufão Hayan

FILIPINAS
4 milhões de crianças afectadas pelo tufão  Hayan

Abastecimento de água a funcionar em pleno em Tacloban 
Doadores internacionais, agências humanitárias e governo das 
Filipinas restabelecem o abastecimento de água na cidade


Pelo menos 200.000 pessoas afectadas pelo Tufão Haiyan na cidade filipina de Tacloban e seis distritos vizinhos estão agora a receber água limpa para cozinhar e beber, desde que, na noite de ontem, foi totalmente restaurada a capacidade da primeira estação de tratamento de água.
Desde que o Super Tufão Haiyan atingiu as Filipinas há pouco mais de uma semana, a estação de tratamento de água para o distrito de Leyte estava a funcionar com apenas 20 por cento da sua capacidade habitual, deixando os sobreviventes da catástrofe altamente vulneráveis a doenças.
Na sequência de negociações que envolveram a UNICEF, as forças armadas das Filipinas e a USAID, as forças armadas garantiram o combustível necessário para o funcionamento das estações de abastecimento d e água durante quatro dias, tendo a USAID assumido o compromisso de manter o fornecimento do combustível necessário numa base regular.
“É fundamental que possamos fornecer pelo menos 15 litros de água potável por dia a cada indivíduo se quisermos evitar diarreias e outras doenças provocadas pelo consumo de água imprópria,” afirmou a Representante da UNICEF nas Filipinas Tomoo Hozumi.
“Neste momento, estamos a assistir a um trabalho de colaboração essencial entre o governo, doadores e agências da ONU, que salva vidas. Graças a estes esforços, centenas de milhares de pessoas terão agora água limpa suficiente para satisfazer as suas necessidades básicas: beber, cozinhar, lavar e para a sua higiene pessoal.”
Quando a estação de tratamento estiver a funcionar em pleno vai ser possível restaurar o acesso a água tratada em 30.000 ramais. O aumento do volume de 15.000 litros para os actuais 60.000 litros vai também diminuir as filas de pessoas nos pontos de abastecimento públicos.

Nas últimas 48 horas, a UNICEF tem estado a enviar artigos relacionados com a água e o saneamento para Tacloban e outros locais afectados, nomeadamente Roxas, a fim de reduzir a ameaça de doenças. Ucanews

Comentários

Mensagens populares