FILIPINAS mulheres filipinas e a exploração sexual

FILIPINAS
mulheres filipinas e a exploração sexual
As catástrofes naturais podem aumentar os riscos para as mulheres jovens e crianças

Famílias como esta, desabrigadas pelo tufão Haiyan, 
diz-se ser mais vulneráveis ​​ao tráfico e turismo sexual 
(Foto: Vincent Go)
ucanews.com repórter, Manila, Filipinas
27 de novembro de 2013

Um grupo de direitos das mulheres nesta semana alertou para as ameaças de exploração sexual de mulheres jovens e crianças no país, particularmente na sequência dos desastres naturais.
O aviso vem da devastação causada pelo tufão Haiyan e indicações de que os predadores sexuais, muitas vezes se aproveitam de tais crises de explorar a vulnerabilidade das pessoas.
“No meio da pobreza, da falta de terras, do desemprego, situação agravada pelo ataque de catástrofes naturais e provocadas pelo homem ... mulheres e crianças tornaram-se mais vulneráveis ​​à violência", disse Luzviminda Ilagan do grupo de mulheres Gabriela.
"Nós não podemos subestimar o suficiente a vulnerabilidade das crianças à violência, a prostituição e ao tráfico", disse Llagan durante a celebração do Dia Nacional da Consciência para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres na segunda-feira.
Dados da Polícia Nacional das Filipinas mostram que 3.861 crianças e menores se tornaram vítimas de estupro e tentativa de estupro no ano passado. Os registos da polícia também mostram que houve 249 casos de tráfico envolvendo menores.
A polícia observou que somente em 2012, houve 15.969 casos de violência contra mulheres e crianças, e 5.180 casos de estupro e tentativa de casos de estupro.
Llagan disse que seu grupo também está investigando relatos de estupro e outros casos de violência contra mulheres e crianças, na sequência da Typhoon Haiyan no nício deste mês.
"Temos recebido relatos de que há casos de violência contra mulheres e crianças em áreas de desastres ecológicos", disse ela, acrescentando que algumas pessoas se aproveitam da vulnerabilidade acrescentada de mulheres e crianças em áreas devastadas.
Llagan lembrou casos de prostituição em troca de arroz em locais de evacuação, na província de Zambales após a erupção do Monte Pinatubo, em 1991.

O Padre missionário irlandês Shay Cullen, que vem trabalhando nas Filipinas há quatro décadas, disse que o caos e a fome no rescaldo de desastres fornece a combinação perfeita para os abusadores sexuais.UCANEWS 27 de novembro de 2013

Comentários

Mensagens populares