IGREJA Se as mulheres não podem ser sacerdotes, que podem elas fazer?

IGREJA
Se as mulheres não podem ser sacerdotes, que podem elas fazer?
O papa quer mais papéis para as mulheres na Igreja. Como isso pode ser alcançado?

Foto: Shutterstock
Bryan Cones para Católica EUA Internacional
28 de novembro de 2013
A paróquia em que eu cresci, como muitas igrejas católicas, antes disso, tinha dois centros de poder. A primeira e mais óbvia era o pastor: Padre Henkel foi uma presença formidável, servindo nossa paróquia desde antes do meu nascimento até sua "aposentadoria" após o meu segundo ano de faculdade, quando nós o enterramos. A outra pessoa de influência nunca foi a nossa secretária paroquial, a Sra. Larison. Ela serviu a nossa paróquia, por duas décadas, não apenas como uma administradora competente, mas como uma influência moderadora quando o mau humor do Padre Henkel levava a melhor sobre ela, geralmente em relação a crianças indisciplinadas durante a missa.
Não imagina quantos problemas  a Sra. Larison resolveu entre paroquianos e pais da escola da paróquia em seu papel como o primeiro rosto acolhedor na nossa paróquia. A autoridade da Sra. Larison na paróquia foi só até certo ponto, é claro, limitado ao poder de persuasão e controle ocasional. É um limite ainda enfrentado pelas mulheres que trabalham nas paróquias e dioceses, embora algumas tenham tomado mais do trabalho pesado no ministério pastoral.
Até o Papa Francisco, enquanto ele descartou a possibilidade de ordenação de mulheres, reconheceu em sua entrevista em setembro na revista jesuíta  America  que o nosso desafio hoje é "pensar sobre o lugar específico das mulheres também nos lugares onde a autoridade da Igreja é exercida. "O Papa também disse recentemente que as mulheres eram" mais importante "do que bispos e padres, assim como Maria era mais importante do que os discípulos.
O problema é que desde que o Papa João Paulo II, em 1994, julgou que a Igreja não tem autoridade para ordenar mulheres ao sacerdócio e proibiu um debate mais aprofundado sobre o tema, houve pouco movimento nos outros papéis das mulheres na igreja. A fresta da porta quando se trata dA ordenação é tão magro que o cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, disse em setembro que "seria necessário a autoridade de um Conselho todo para reabrir a discussão," de acordo para o Reino Unido  Tablet . Enquanto muitos esperavam por um lugar para as mulheres no diaconado, Koch acrescentou que era "difícil conceber um diaconado para as mulheres que não leve a ordenação de mulheres como padres e bispos."
Não podemos esperar que um concílio ecuménico em breve, mas ainda pode esperar por algum movimento sobre a questão da liderança das mulheres além das comparações piedosos de todas as mulheres a Maria, por mais bem intencionadas. Desde o exercício oficial da autoridade da Igreja, como um pastor, por exemplo, continua a ser canonicamente ligada à ordenação, e as mulheres não podem ser ordenadas, a única opção para a sua maior participação na liderança da Igreja é para desatar esse nó legal.
O grupo de mulheres fiéis da Sra. Larison deu agora lugar a mulheres que servem como líderes paroquiais (embora sem o título de "pastor"), chanceleres diocesanos, e directoras de educação religiosa. Alterar ou esclarecer a lei para permitir que as mulheres em posições de autoridade pastoral para exercê-la canonicamente - como nomear uma leiga o pastor canónica de uma paróquia - seria um passo em frente no ministério das mulheres na Igreja.


Comentários

Mensagens populares