Testemunho Irmã Veva: 60 anos de serviço missionário junto aos índios do Mato Grosso

Testemunho
Irmã Veva: 60 anos de serviço missionário junto aos índios do Mato Grosso (Brasil)
P. KUSSETA, Gabela
60 anos missionária junto dos índios do Mato grosso (Brasil)
 No dia 24 de Setembro passado, faleceu com 90 anos a Irmã Genoveva, depois de 60 vividos junto dos índios do Mato Grosso. Pelo povo era conhecida por “Veva”. Levada ao hospital local de Urubu Branco aqui morreu aquela que aqui morou tanto tempo. O funeral foi uma sentida homenagem à missionária.
Deixou a França, em 1952, chegando ao Brasil no dia 24 de Junho do mesmo ano, acompanhada com mais 3 religiosas. Desde então, passaram a morar juntas com os Tapirapé, numa casa como a dos indígenas, com a mesma alimentação e o mesmo estilo de vida. O respeito às crenças, ao estilo de vida e aos costumes dos Tapirapé foi sempre um princípio de vida das religiosas, que estiveram aliadas ao povo indígena durante todos estes anos. “Queríamos viver no meio deles o amor de Deus que não deseja outra coisa senão que vivam e cresçam como Tapirapé”, afirmava a Ir Genoveva.
De aparência frágil, cabelos brancos, há muitos anos acordava todos os dias antes do sol para cuidar da pequena roça que cultivava atrás das casas de taipa da aldeia Urubu Branco, a maior do povo. Das religiosas, Veva foi a única que permaneceu na aldeia desde o começo da missão. Viveu numa casa simples, como as dos indígenas, em companhia das colegas Odília e Elizabete.

Foi uma pioneira na vida missionária, da teologia da inculturação, na preservação da cultura e religiosidade dos povos indígenas.
(Publicado in VOZ DA MISSÃO, Dezembro 2013 pág.4)

Comentários

Mensagens populares