EUROPA A Europa precisa de jovens por Armando Soares

EUROPA
A Europa precisa de jovens por Armando Soares
Jovens em Taizé
A Europa é um continente mais que maduro (já podre), na idade das pessoas, e simples adolescente no comportamento das mesmas. O desequilíbrio entre as pessoas é muito grande relacionado com momentos normais da história. Vivi 50 anos no século passado e vou com 14 neste século. Confesso que cheguei ao ano 2000 com a confiança e a esperança de encontrar um século e um ambiente renovado. Confesso que estou totalmente desiludido nestes 14 anos: pela degradação da vida humana, atraiçoando princípios que dignificavam a natureza humana, e que vieram, sob pretexto de modernidade, espezinhar a mesma . Falta de dignidade e de respeito  “no mate-se por tudo e por nada”, na onda forte de corrupção, da exploração de mulheres e crianças, da onda de violência em conflitos que se eternizam nalguns pontos do globo, no  drama de migrantes e refugiados que são vítima das rejeição e da exploração, que são vítimas do tráfico de pessoas e do trabalho escravo.
O Papa Francisco bem puxa pela capacidade dos bons e dos jovens para que o mundo seja um mundo de Deus e não do diabo.
Certas organizações como a Comunidade de Taizé vão procurando dar um sentido novo à vida movimentando a juventude. De 28 de Dezembro 2013 a 1 de Janeiro 2014 organizou em Estrasburgo a 36.ª edição da «Peregrinação dea confiança através da terra». Vamos publicar aqui a mensagem que o arcebispo Pietro Parolin, secretário de Estado, enviou em nome do Papa Francisco aos participantes.
«Queridos jovens! Roma recorda-se com alegria do vosso encontro europeu do ano passado e, sobretudo, da linda noite de oração que reuniu ao redor do Papa Bento XVI milhares de jovens na Praça de São Pedro. O Papa Francisco sente-se próximo de vós que agora estais reunidos em Estrasburgo e nas cidades e nas aldeias da AQlsácia e de Ortenau: uma terra dilacerada por  guerras que provocaram inúmeras vítimas, mas uma terra que também tem em si uma grande esperança, a da construção da família europeia. Sendo realizado simultaneamente  simultaneamente em dois países, o vosso encontro é um sinal. A Europa que atravesssou e atravessa ainda momentos difíceis, necessita do vosso compromisso, da vossa fé e da vossa coragem.
Estais juntos para «procurar  a comunhão visível de todos os que amam Cristo». É o projecto que traçastes para os encontros em Taizé durante o ano de 2014. Estais cientes de que a divisão entre cristãos constitui um grave obstáculo para a realização da missão que foi confiada e de que a «credibilidade do anúncio cristão seria muito maior se os cristãos superassem as próprias divisões». (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 244). O Papa partilha convosco esta convicção de que podemos aprender muitas coisas uns dos outros, porque as realidades que nos unem são muitas.

O Papa conta convosco a fim de que, através da vossa fé e testemunho, o espírito de paz e de reconciliação do Evangelho se difunda entre os vossos conterrâneos. Do fundo do coração, concede a sua bênção a vós, jovens participantes no encontro, aos irmãos de Taizé, aos pastores e a todas as pessoas que vos recebem na Alsácia e em Ortenau.»

Comentários

Mensagens populares