Papa Francisco preside a 32 baptismos na Capela Sistina

VATICANO
Giulia  foi baptizada mas pais só casaram no civil


Trinta e duas foi o número de crianças que o Papa Francisco baptizou na Capela Sistina, no Vaticano no dia 12 de Janeiro 2014, na festa do Baptismo de Jesus no Jordão. Mas duas chamaram as atenções: o filho de uma mãe solteira e a filha de dois militares casados apenas pelo civil, causando alguma surpresa junto dos analistas.
Em Setembro de 2013, Ivan Scardia e Nicoletta Franco foram recebidos por Francisco durante uma audiência geral. Na altura, os dois militares pediram ao Papa para baptizar a sua filha. O chefe da Igreja Católica apressou-se a aceitar. Mas quando mais tarde os documentos do casal chegaram ao Vaticano, teve uma surpresa: Ivan e Nicoletta não eram casados pela Igreja, apenas pelo civil. Nada que impedisse o Papa de ontem cumprir a sua promessa e baptizar a menina.
«Temos o dever de transmitir a fé a estas crianças. É a mais bela herança que lhe podemos deixar», afirmou Francisco numa cerimónia tradicionalmente reservada aos baptismos dos filhos dos funcionários do Vaticano.
Desta vez, além de Giulia, as atenções centraram-se noutra criança. A mãe da criança escrevera ao Papa a contar como fora abandonada pelo pai da sua bebé e que estava a pensar abortar. Francisco na altura respondeu à mulher a convencê-la a ter a criança e a oferecer-se para padrinho. Ontem, Jorge Mario Bergoglio baptizou o menino, sem se preocupar com o facto de este ser filho de mãe solteira.

A todos os presentes na cerimónia na Capela Sistina, o Papa deixou um pedido: «O coro canta hoje, mas o coro mais belo é o das crianças. Mas algumas vão chorar se tiverem fome. Mães, sosseguem, se elas tiverem fome, alimentem-nas». (in VOZ DA MISSÃO. Fevereiro 2014)

Comentários

Mensagens populares