VIDA CONSAGRADA Institutos de Vida Apostólica


VIDA CONSAGRADA
Institutos de Vida Apostólica

Pio XI, fundador da SMBN


Muitos são na Igreja os Institutos tanto clericais como laicais, dados às várias obras de apostolado, cada um com dons diferentes, segundo a graça que lhes foi dada: o ministério para servir; a doutrina para ensinar… «As graças são diferentes, mas o Espírito é o mesmo» (1 Cor 12, 4)
Em tais Institutos, pertence à própria natureza da vida religiosa a actividade apostólica e de beneficência como o exercício do santo ministério e as obras de caridade próprias, que a Igreja lhes confiou e que eles devem exercer em seu nome. Por isso, toda a vida religiosa dos seus membros seja imbuída de espírito apostólico e toda a sua acção apostólica seja informada pelo espírito religioso. Para corresponderem à sua vocação de servir a Cristo e servir ao próprio Cristo nos seus membros, é necessário que a sua acção apostólica dimane da sua união com Cristo. Sucederá que, desta forma, se alimenta a caridade para com Deus e para com o próximo.

Por isso, estes Institutos conciliem as suas observâncias e costumes com as exigências do apostolado a que se dedicam. A Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN) é um Instituto de Vida Apostólica fundado em Portugal pelo Papa Pio XI.

Comentários

Mensagens populares