CRIMEIA Amigo de Putin, oligarca russo construirá ponte entre Rússia e Crimeia

CRIMEIA

Amigo de Putin, oligarca russo construirá ponte entre Rússia e Crimeia
Agência EFE 30/01/2015 - 18:07 h 
 A empresa Stroigazmontazh, do oligarca russo Arkadi Rottenberg,
foi a escolhida para construir uma ponte sobre o estreito de Kerch,
que enlaçará território russo com a recém anexada
península ucraniana da Crimeia.

  Moscou, 30 jan (EFE).- 

A empresa Stroigazmontazh, do oligarca russo Arkadi Rottenberg, foi a escolhida para construir uma ponte sobre o estreito de Kerch, que enlaçará território russo com a recém anexada península ucraniana da Crimeia. “O projecto será financiado completamente pelo Estado”, disse à imprensa local Rottenberg, que estimou o custo do projecto em 3,3 bilhões de euros, segundo informa nesta sexta-feira a imprensa local.

Rottenberg, que previu que a ponte será inaugurada dentro de quatro anos, reconheceu que as sanções económicas ocidentais impostas à Rússia por seu papel no conflito da Ucrânia obrigarão a empresa a abrir mão dos materiais de construção de países como Noruega e Holanda.
“Planejamos realizar todo o projecto com material e tecnologia russa. Os chineses não estão dentro ainda, mas já estamos conversando com uma companhia da Coreia do Sul”, comentou o magnata, considerado uma das pessoas mais próximas ao presidente russo, Vladimir Putin, e cuja empresa também está sob as sanções económicas ocidentais, em particular dos Estados Unidos.
As companhias turcas também demonstraram um grande interesse, apesar da ameaça das sanções, acrescentou o empresário, cuja companhia é uma das maiores construtoras do país com cerca de 30.000 trabalhadores. Em novembro de 2010, quando o agora deposto Viktor Yanukovich ainda era o presidente ucraniano, Rússia e Ucrânia assinaram um memorando de entendimento para a construção da ponte. Após anos de espera, o governo russo aprovou unilateralmente o projeto em março de 2014, pouco depois da anexação da até então península ucraniana.

O estreito de Kerch, conhecido como a porta ao mar de Azov, tem 41 quilômetros de comprimento, uma largura mínima de 4,5 quilómetros e uma máxima de 15.
Segundo o projecto proposto pela Rússia em 2007, a ponte terá uma extensão de exactamente 4,5 quilómetros, uma largura de 22 metros e uma altura de 50 metros sobre o nível do mar.
A expectativa é que mais de 10 milhões de pessoas atravessem anualmente a ponte, pelo qual também se transportará gás liquefeito em vagões de trem ou em caminhões-pipa. EFE

Comentários

Mensagens populares