PAQUISTÃO explosão numa mesquita xiita

PAQUISTÃO
Explosão numa mesquita xiita
 30 De Janeiro De 2015 - 14:17 PAQUISTÃO


Pelo menos 33 mortos e 55 feridos na explosão numa grande mesquita xiita de nomenclatura, o Imambargah Maula Karbala, no distrito de Shikharpur, sul da província de Sindh.
A explosão, provavelmente causada por um homem-bomba, devastou o edifício imediatamente após as orações da sexta em esteve lotado, dando-se o colapso do telhado. Esta circunstância explica o elevado número de vítimas, e a dificuldade da sua recuperação. A maioria dos feridos foram levados para hospitais nos distritos de Sukkur e Larkana, na mesma província, e aqui os casos mais graves foram transferidos para os hospitais mais bem equipados na capital Karachi, a centenas de quilómetros de distância.
Proclamados pela principal representação política do xiismo Paquistão, o Majlis Wahdatul Muslimeen, três dias de luto. O presidente, Mohammed Amin Shaheedi, acusou o governo de não ter protegido os fiéis e anunciou protestar novas medidas.
O ataque é parte da ofensiva em curso pelo exército contra redutos do Taleban nas áreas tribais e jihadista e uma maior disposição para fechar o jogo com o terrorismo após o ataque devastador sobre a escola dirigida pelos militares em Peshawar, em 16 de dezembro. No entanto, ele também está localizado na situação particular de instabilidade local da província de Sindh e tensões permanentes entre a comunidade de maioria sunita, infiltrada por grupos radicais e activistas, e a minoria xiita substancial, 15-20% da população.

O ataque de hoje é o segundo dessa magnitude contra uma mesquita xiita no início do ano, depois que, de 10 de janeiro contra Imambargah Aun Mohammad Rizvi em Rawalpindi. O resultado: oito mortos e 16 feridos.  MISNA

Comentários

Mensagens populares