PORTUGAL Envio missionário do padre RICARDO MARQUES por A. FARIAS

PORTUGAL
Envio missionário do padre RICARDO MARQUES  por A. FARIAS *
Da direita para a esquerda: PP. RICARDO e José ALEXANDRE
e estagiário LUCIANO Simão. Os 3 irão  trabalhar na Paróquia
de Maria Auxiliadora, na diocese de Pemba

No dia 13 de Julho foi ordenado sacerdote na Sé catedral de Santarém o P. Ricardo Marques da Sociedade Missionária e nessa data designado para a Missão de Moçambique. Antes da sua partida a 20 de Janeiro foi feito o seu envio missionário na sua Paróquia da Moita do Norte, Entroncamento, pelo Bispo Diocesano, D. Manuel Pelino, na presença do Superior Geral da Sociedade Missionária, P. Adelino Ascenso, de vários sacerdotes diocesanos e da Sociedade, de três diáconos a trabalhar naquela unidade pastoral e do povo cristão da sua paróquia no dia 11 de Janeiro à tarde. Não foi uma despedida. Foi o envio. O Bispo diocesano, que até precisa de sacerdotes para a sua diocese, enviou este padre para a missão de Moçambique. Com a imposição das mãos do Bispo e dos sacerdotes presentes toda a comunidade se sentiu em Missão. A acção missionária é tarefa de toda a Igreja. Através do P. Ricardo é toda a diocese de Santarém e a sua paróquia que são enviadas para o serviço do evangelho. Através deste gesto é também a Sociedade Missionária da Boa Nova que está a realizar a sua vocação e missão, porquanto significa a responsabilidade missionária das nossas igrejas particulares através do envio dos membros dessas comunidades.
A celebração terminou com um gesto muito significativo. O bispo diocesano entregou-lhe a Bíblia com a tarefa de proclamar a Palavra de Deus que desperta a fé e alimenta a vida cristã. O Superior Geral entregou-lhe o crucifixo como o símbolo do kerigma: Cristo Morto e Ressuscitado que deve anunciar e cujos passos deve seguir. A sua mãe entregou-lhe uma mochila para nela levar o pão para a viagem e os meios para atender os necessitados.
Nesta celebração participou o P. José Alexandre, pároco de Maria Auxiliadora em Pemba, Moçambique, e também o estagiário Luciano Simão que vai integrar a nova equipa missionária juntamente com o P. Ricardo. Os três serão a partir desta data os membros da equipa missionária de Pemba.

Também nós, família missionária da Boa Nova, nos sentimos enviados juntamente com o P. Ricardo. Que o Senhor suscite outros/as missionários/as para continuar a Missão de anunciar o Senhor Jesus como nosso Salvador. Que o seu envio seja um desafio para muitos jovens. * em VOZ DA MISSÃO fev.2015. 

Comentários

Mensagens populares