SUDÃO DO SUL BISPOS pedem para respeitarem os acordos de paz

SUDÃO DO SUL
BISPOS pedem para respeitarem os acordos de paz

30 de Janeiro de 2015 – 15:04 SUDÃO DO SUL

"Encorajados" por um recente acordo de reconciliação entre as facções do Movimento de Libertação do Povo do Sudão (SPLM), mas conscientes de que "até agora nenhum dos acordos alcançados no último ano foi cumprido": são os sentimentos e posições expressas pelos bispos, em uma mensagem divulgada hoje em Juba.
"Queremos acreditar nas boas intenções dos nossos líderes e louvar as suas declarações - destacam no documento - mas até agora nenhum dos acordos assinados desde janeiro 2014 foi respeitado; espero e rezo, então, porque todas as partes aceitam o cartel Arusha ". A referência é a um texto assinado na cidade da Tanzania e dirigido ao presidente Salva Kiir, seu ex-vice-Riek Machar e ex-ministro das Relações Exteriores Deng Alor. O acordo prevê a possibilidade de cancelar as demissões de executivos SPLM feito após o início do conflito armado, em dezembro de 2013. Tais medidas poderiam incluir tanto Machar, líder das forças rebeldes, como Alor, um membro de um grupo de opositores sem um braço militar.

O conflito armado começou apenas dois anos e meio após a proclamação da independência do Sudão do Sul a partir de Cartum. Segundo a ONU, perde suas vidas por causa da violência em dezenas de milhares de pessoas. Os refugiados são  cerca de um milhão e 900 mil. MISNA

Comentários

Mensagens populares