MOÇAMBIQUE «Vai ser encontrada solução para esta tensão» por ANDREA RICCARDI

MOÇAMBIQUE
«Vai ser encontrada solução para esta tensão» por ANDREA RICCARDI
Andrea Riccardi (1950), fundador
da Comunidade de Sant’Egidio

Andrea Riccardi, que mediou o Acordo Geral de Paz em Moçambique em 1992, disse que está muito preocupado com a tensão no país, mas acredita que “vai ser encontrada uma solução”. “Se se encontrou solução para a guerra civil, vai ser encontrada solução para esta tensão”, afirmou.
Desde a vitória da Frelimo nas eleições gerais de 2014, que o principal partido da oposição, a Renamo se recusa a aceitar o resultado das eleições. E desde então, o clima de paz tem vindo a deteriorar-se progressivamente em Moçambique, agravando-se a crise política, militar e económico-financeira.
“Moçambique preocupa-nos muito”, disse o fundador da Comunidade de Santo Egídio, indicando a grave fragilidade da situação financeira do país e da estabilidade do Estado moçambicano.

A 4 de outubro de 1992 foi assinado em Roma, o Acordo Geral e Paz para Moçambique, pondo fim a quase duas décadas de confrontos entre a Frelimo e a Renamo, após negociações que foram mediadas por A. Riccardi. Fundada em 1968, em Roma, a Comunidade de Santo Egídio é uma organização católica que dinamiza projectos de promoção da paz, diálogo inter-religioso, solidariedade e evangelização. in VM julho-agosto 2016

Comentários

Mensagens populares