PORTUGAL Missionárias da Boa Nova Mensagem da I Assembleia Geral por JERÓNIMO NUNES

PORTUGAL
Missionárias da Boa Nova
Mensagem da I Assembleia Geral por JERÓNIMO NUNES

Levanta-te e anda (Actos 3, 6) 
Isabel (Responsável) e Prudência e Márcia (assistentes).

As Missionárias da Boa Nova estiveram reunidas em Assembleia Geral, na Casa de Retiros de Penacova, Diocese de Coimbra, de 20 a 25 de Junho de 2016. Agradecemos a todas as pessoas que nestes dias estiveram unidas a nós em oração pelos bons frutos da nossa I Assembleia Geral.
Agradecemos de modo especial ao Senhor Bispo do Porto D. António Francisco dos Santos que a 11 de Novembro de 2015 reconheceu como Sociedade de Vida Apostólica o instituto Missionárias da Boa Nova, criado há 53 anos. Agradecemos, também ao P. Adelino Ascenso, superior Geral da SMBN, que esteve connosco nestes dias como assistente espiritual e representante do Sr. Bispo do Porto. Contamos ainda com a colaboração amiga do P.Jerónimo Nunes, que há várias décadas nos acompanha e assiste.
Ser Sociedade de Vida Apostólica é um dom de Deus cujo valor estamos ainda a descobrir. Esta qualificação canónica é para nós uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo um desafio que nos leva a voltar às origens, buscar as raízes e discernir o que o Espírito Santo nos pede neste tempo novo: que trilhos a traçar em ordem ao objectivo primeiro e principal de sermos mulheres discípulas e evangelizadoras.
As Missionárias vivem em pequenas comunidades, inseridas nas comunidades locais tanto em Portugal como no Brasil e ainda em Moçambique. É belo ver a diversidade de talentos, mas o mandato é o mesmo “ ide e ensinai”. A vida social e pastoral do povo de Deus é o objecto de trabalho de cada missionária, segundo as suas aptidões e o discernimento do Espírito.
Para o próximo quadriénio definimos como lema: “Levanta-te e anda” (Act 3,6), palavras dirigidas 
por Pedro ao paralítico, que nos despertam para uma vida missionária em união com Cristo sobretudo junto dos marginalizados e mais ainda aproximar as Missionárias sobretudo das mulheres em sofrimento em especial as mães adolescentes que hoje se multiplicam pelo mundo.
É nossa finalidade partilhar o nosso carisma com todo o povo de Deus, trabalhar por uma evangelização que se traduza numa vida saudável, harmoniosa e de felicidade, à medida de Jesus Cristo. São frutos das Missionárias a comunhão com a Igreja local, as vidas humanas cuidadas, as expressões de alegria e o bem-estar das pessoas que de nós se abeiram.
Que o Senhor possa fazer derramar os dons do Espírito Santo e saibamos acolhê-lo e como S. Francisco rezar: Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado... resignação para aceitar o que não pode ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

Que Maria, Estrela da Evangelização e primeira discípula missionária, nos ajude e a sermos cada vez mais mensageiras da paz e da alegria!

Comentários

Mensagens populares