TERCEIRA IDADE Envelhecimento

TERCEIRA IDADE
Envelhecimento

O padre Diamantino Alvaíde, autor de uma tese de doutoramento sobre o envelhecimento populacional na Diocese de Lamego, diz que este desafio requer da Igreja Católica uma “pastoral integrada e intergeracional”. O pároco de Moimenta da Beira e de Cabaços salientou que o “índice de envelhecimento” naquele território, que anda “na ordem dos 200 por cento, é assustador” mas “não pode ser considerado como um obstáculo à pastoral, muito pelo contrário”.
“É um desafio novo, um sinal dos tempos que estamos a viver, e aquilo que eu proponho e que irei continuar a desenvolver é um trabalho de pastoral integrada”, explicou o sacerdote. Uma pastoral que, segundo o padre Diamantino Alvaíde, em vez de “valorizar tanto os setores e departamentos”, dê “corpo e enfase” a um projecto em que todos os sectores estejam interligados, desde a catequese à pastoral juvenil, até à pastoral social e da terceira idade, dos “8 aos 80”.

 “O poder de tudo isto coexistir numa mesma instituição é fantástico, é um ambiente de evangelização muitíssimo favorável nos tempos que correm”, complementou.

Comentários

Mensagens populares