NOBEL DA PAZ Nobel da Paz para presidente da Colômbia Juan Manuel Santos

NOBEL DA PAZ
Nobel da Paz para presidente da Colômbia Juan Manuel Santos
Juan Manuel Santos, Presidente da Colômbia

Ao presidente da Colômbia Juan Manuel Santos  foi atribuído o Prémio Nobel da Paz 2016, pelos seus esforços para pôr fim à guerra civil daquele país, que durou mais de 50 anos e matou pelo menos 220.000 colombianos.
A distinção foi vista como um “tributo ao povo colombiano que, apesar dos abusos, nunca perdeu a esperança de paz”, comunicou o Comité Nobel norueguês. “Ao atribuir este ano o Prémio Nobel da Paz ao Presidente Juan Manuel Santos, pretende-se encorajar todos aqueles que lutam por conquistar a paz, a reconciliação e a justiça na Colômbia”, explica o Comité, sublinhando que espera que o prémio “dê ao Presidente mais força para continuar o trabalho de conquista do direito à paz até ao último dia em que estará no cargo”. “É esperança do Comité que nos próximos anos o povo colombiano colha os frutos do processo de reconciliação e paz que ainda decorre”, lê-se.
No ano passado, o galardão sobre a paz mundial foi atribuído ao Quarteto de Diálogo para a Tunísia, uma composição de quatro organizações que negociaram uma forma de garantir que a Tunísia se mantivesse plural e democrática depois da Primavera Árabe, tendo sido considerado então o único caso de sucesso das revoltas no mundo árabe.  Fonte: Observador.


Mensagens populares deste blogue

FÁTIMA Centenário das Aparições – Papa Francisco presidirá à canonização de Francisco e Jacinta Marto

EGIPTO Nova explosão no Egito às portas de outra igreja

SÍRIA Coligação internacional bombardeia barco e mata mulher e filhos