CHILE Abusos: Papa envia carta à comunidade católica e pede fim da «cultura do abuso e do encobrimento»

CHILE
Abusos: Papa envia carta à comunidade católica e pede fim da «cultura do abuso e do encobrimento»
Jun 1, 2018 - 11:30 Ecclesia
Nova investigação vai centrar-se na Diocese de Osorno
Lisboa, 01 jun 2018 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal do Chile publicou uma carta do Papa Francisco à comunidade católica do país, na qual se pede o fim de uma “cultura do abuso e do encobrimento”.
A missiva surge na sequência das investigações em curso sobre atos de abusos sexuais, que já levaram o Papa a convocar os bispos chilenos ao Vaticano e a receber, em privado, um grupo de vítimas.
Francisco convida à criação de uma “cultura do cuidado e da proteção”, assumindo a “dor causada” a todos os que foram abusados e o compromisso de uma “conversão pessoal, comunitária e social”.
“Existiam situações que não sabíamos ver e ouvir. Como Igreja, não podíamos continuar a caminhar ignorando a dor dos nossos irmãos”, assinala.
O Papa Francisco decidiu promover uma nova investigação sobre eventuais casos de abusos sexuais na Igreja Católica do Chile, desta feita na Diocese de Osorno.
O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Vaticano, na véspera de uma nova série de encontros entre o pontífice e um grupo de vítimas.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, anunciou em comunicado que o Papa vai receber na Casa Santa Marta “um segundo grupo de vítimas” do padre Fernando Karadima e seus seguidores da paróquia do Sagrado Coração da Providência (“El Bosque”).
O portal ‘Vatican News” adianta que se trata de cinco padres que foram vítimas de abusos de poder, de consciência e sexuais, acompanhados por dois sacerdotes, que assistiram as vítimas no seu percurso jurídico e espiritual, e dois leigos.
O Chile vai receber de novo a visita de D. Charles Scicluna e Mons. Jordi Bertomeu, os enviados especiais do Papa e responsáveis pelas investigações sobre alegados casos de abusos sexuais.
Os dois enviados estiveram no mês de fevereiro em Santiago do Chile e Nova Iorque, para recolher depoimentos.
Em abril, Francisco confessou “dor e vergonha” com os casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero e religiosos no Chile, após ter recebido um relatório dos enviados a quem confiou uma investigação sobre estas situações.
Na sua viagem ao Chile e ao Perú, o Papa tinha reafirmado a sua confiança no bispo de Osorno (Chile), D. Juan de la Cruz Barros, nomeado em janeiro de 2015 para o cargo.
Este prelado tem sido contestado pelo clero local e por outros setores da sociedade chilena por ter, alegadamente, encoberto um caso de abuso sexual cometido por um sacerdote. Ecclesia

Comentários

Mensagens populares