INDONÉSIA Cristãos, muçulmanos se unem para apoiar vítimas de bombas em Surabaya


INDONÉSIA
Cristãos, muçulmanos se unem para apoiar vítimas de bombas em Surabaya
A catedral de Jacarta convida os muçulmanos a saírem em alta velocidade, aproveite a visita à paróquia como um diálogo entre as religiões, impulsionado após os atentados suicidas
O padre jesuíta Albertus Hani Rudi Hartoko (à direita,
segurando o microfone), o pároco da Igreja da Catedral
de Nossa Senhora da Assunção, em Jacarta, lidera um
grupo de cerca de 200 muçulmanos em um passeio pela
igreja no dia 1º de junho (foto de Katharina R. Lestari /
 ucanews.com )  Katharina R. Lestari, Jakarta Indonésia
4 de junho de 2018

Uma igreja católica em Jacarta realizou uma refeição rápida em 1º de junho com muçulmanos locais para mostrar solidariedade após o extremismo crescente e apoiar as vítimas dos atentados a bomba em Surabaya , Java Oriental, em maio.
Cerca de 200 muçulmanos de diferentes comunidades, incluindo a Rede Gusduriana de ativistas que promovem o diálogo inter-religioso, lotaram a catedral da Igreja da Catedral da Assunção na capital durante o programa de três horas que marcou o meio do mês sagrado do Ramadã, quando os muçulmanos jejuam desde o amanhecer até o anoitecer.
O Ramadã começou em 16 de maio deste ano na Indonésia com o avistamento da lua cheia e deve terminar em 14 de junho.
A programação incluiu um passeio pela igreja liderado pelo padre jesuíta Albertus Hani Rudi Hartoko.
"Este ano, a igreja da catedral da Arquidiocese de Jacarta quer materializar o espírito de 'Kita Bhinneka, Kita Indonesia' [Somos diversos, somos a Indonésia]", disse o pároco à ucanews.com, à margem do programa.
"Nós realmente queremos respeitar essa diversidade. Com esse espírito, queremos trabalhar em conjunto com os outros", disse ele.
"A igreja da catedral está aberta a todos. Ela pode se tornar um oásis para todas as pessoas", disse ele, acrescentando que "somos chamados a espalhar amor e solidariedade em todos os lugares".
Segundo Alissa Wahid, coordenadora da rede, o programa visa impulsionar uma agenda de unidade nacional à medida que mais grupos promovem uma ideologia de exclusividade que ameaça esse sentimento de coesão.
Em 13 de maio, uma família de seis pessoas realizou uma onda de atentados suicidas em três igrejas em Surabaya, matando pelo menos 19 pessoas.
"A situação na Indonésia continua profundamente preocupante porque muitos grupos querem dividir as pessoas", disse Wahid.
"Eles podem ter uma voz pequena, mas seu 'sistema de som' é grande o suficiente para que isso seja ouvido enquanto eles exploram o sentimento religioso", disse ela.
"Isso afasta as ligações de outras pessoas com melhores intenções", acrescentou ela.
Harijono Djojodihardjo, que se juntou ao programa, chamou-o de uma ocasião "histórica".
"Nós aderimos a diferentes religiões, mas em cada caso que diz respeito ao nosso relacionamento com Deus", disse ele.
"Este programa marca o nosso esforço para construir uma sensação de união. Sinto que tenho que estar aqui."  UCANEWS

Comentários

Mensagens populares