JUVENTUDE 1 JOVENS FORTES E CORAJOSOS por Armando Soares


JUVENTUDE 1 
JOVENS FORTES E CORAJOSOS por Armando Soares
Jovens de Macau



Queremos jovens fortes. Queremos jovens com esperança e fortaleza.

Na sua mensagem, o Papa Francisco afirma que a Jornada Jornada Mundial da Juventude 2018 (JMJ) é para os jovens corajosos,  e “não para jovens que procuram apenas a comodidade, recuando à vista das dificuldades. Aceitam o desafio?”.
O Papa toma como exemplo Maria: “Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus (Lc 1, 30).” Este é o tema da mensagem do Papa Francisco em preparação à XXXIII Jornada Mundial da Juventude, celebrada em nível diocesano no Domingo de Ramos (25 de março).
A mensagem do Pontífice foi divulgada a 22/02. Trata-se da segunda mensagem que o Papa dirige aos jovens durante o caminho de preparação da JMJ do Panamá, que se realizará em janeiro de 2019.
O Papa argentino disse ainda existirem várias formas de oferecer tranquilidade aos jovens "para que não se envolvam, para que os seus sonhos percam altura".
Jorge Bergoglio questionou: "Caros jovens, cabe a vós não ficar calados. Se os outros calam, se nós, idosos e responsáveis - muitas vezes corruptos - silenciamos, se o mundo se cala e perde a alegria, pergunto-vos: vós gritareis?", declarou, apelando a uma decisão dos jovens "antes que gritem as pedras".
Mas eu quero que se façam ouvir também nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos.» (25/7/2013, Jornada Mundial da Juventude, Rio de Janeiro)
«Não queremos jovens "fracotes", jovens que andam por ai e nada mais, nem sim nem não. Não queremos jovens que se cansam rápido e que vivem cansados, com cara de tédio. Queremos jovens que  conhecem Jesus, que conhecem Deus. Porque têm um coração livre. Solidariedade. Trabalho. Esperança. Esforço. Sabem que Deus é sua fortaleza. Um jovem que viva assim, tem cara de tédio? Tens um coração triste? Esse é o caminho certo! Mas para isso, é preciso sacrifício, é preciso ir contracorrente
Jesus não diz: "Felizes os ricos, que acumulam dinheiro". Não. Aqueles que têm a alma de pobre, que são capazes de aproximar-se e entender o que é um pobre. Jesus não diz: "Felizes aqueles que gozam da vida", mas diz "felizes aqueles que têm capacidade de afligir-se com a dor dos outros".» (12/7/2015, viagem ao Equador, Bolívia e Paraguai)
«Precisamos de jovens com  ideais nobres, que sujam as mãos, que arriscam como fez o samaritano da parábola. Quando estamos mais ou menos tranquilos na vida, há sempre a tentação da paralisia. Não arriscamos: estamos tranquilos, quietos (...). Aproxima-te dos problemas, sai de ti mesmo e arrisca, arrisca. Caso contrário a tua vida lentamente tornar-se-á paralisada; feliz, contente, com a família mas estacionada — para usar a tua palavra. É muito triste ver vidas estacionadas; é muito triste ver pessoas que parecem mais múmias de museu que seres vivos. Arrisca! Arrisca.» (Encontro em Villa Nazareth, 18/6/2016)

Comentários

Mensagens populares