JUVENTUDE JOVENS NÃO SE CALEM por Armando Soares

JUVENTUDE
JOVENS NÃO SE CALEM por Armando Soares
Papa Francisco insiste com aos jovens: "Não se calem!"
Perante dezenas de milhares na Praça São Pedro afirmou: “ Calar os jovens é uma tentação que sempre existiu ”. Mas é um “pecado social”. “Há muitas maneiras de tornar os jovens silenciosos e invisíveis; muitas maneiras de os anestesiar e adormecer para que não façam ‘barulho’, para que não se interroguem nem ponham em discussão”  (newsva)
Em Cracóvia, na inauguração da última JMJ, perguntei-vos várias vezes: «As coisas podem mudar?». E juntos, vós gritastes um «Sim!» retumbante. Aquele brado nasce do vosso jovem coração, que não suporta a injustiça e não pode submeter-se à cultura do descartável, nem ceder à globalização da indiferença. Escutai aquele clamor que provém do vosso íntimo! «Não deveis ter medo [...] porque o Senhor está convosco». “Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores.”
D. António Couto, Bispo de Lamego disse aos jovens da sua diocese: «Temos muito do Evangelho a levar a esta diocese e a este mundo». E desenvolveu na sua mensagem: “Será um gosto grande ver a juventude dos quatro cantos da nossa diocese reunida à volta de Maria e do Evangelho, da alegria e da paz, do amor. À volta daquilo que são as notas específicas da juventude de hoje”, 
Na Carta aos Jovens de 14 de janeiro de 2017 disse o Papa: “Hoje, infelizmente, o «Sai!» tem o significado de prevaricação, de injustiça e de guerra. Muitos de vós, jovens, estais  submetidos à chantagem da violência e sois forçados a fugir da terra natal, enfrentando o terrorismo e, quantas vezes, a morte.
O lema episcopal de D. Manuel Linda é “Sede alegres na esperança”. A Igreja Católica quer colocar-se “à escuta da voz, da sensibilidade, da fé, e também das dúvidas e das criticas dos jovens”. O próximo sínodo, a realizar de 3  a 28 de outubro, vai ser um dos contributos positivos com representantes dos episcopados católicos sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento  vocacional”.

Comentários

Mensagens populares