JUVENTUDE «Religião moribunda na juventude» por Rui Osório (em abril 2018)


JUVENTUDE
«Religião moribunda na juventude» por Rui Osório (em abril 2018)
Vila Verde. Grupo de jovens de vários países.
“A religião está moribunda” se avaliarmos o dossiê “Os jovens adultos da Europa e a religião”, da Universidade de St Mary de Londres.
Em Espanha, 55% dos jovens de 16 a 29 anos de idade não confessam qualquer religião, 60% não participam em actos religiosos fora de ocasiões especiais e 64% nunca rezam.
O inquérito de 2014 a 2016 confirma que em 12 países a maioria dos jovens admite que não é crente e que nunca ou quase nunca reza numa igreja.
A República Checa é a menos religiosa na Europa, onde 91% dos jovens não têm qualquer afiliação religiosa. Logo a seguir, a Estónia, a Suécia e os Países Bálticos, onde de 70 a 80% se dizem não religiosos.
No outro extremo das estatísticas, surge a Polónia com o maior número de crentes e onde apenas 17% se dizem não crentes. A Lituânia conta 25% de jovens não religiosos.
Nos dois países mais poderosos da Europa, também se observa um crescente declínio da religião. Em França, 64% dos jovens declaram-se não crentes, percentagem que, na Alemanha, chega aos 45%.
No Reino Unido, há surpresas: 7% dos jovens definem-se como anglicanos, 10% como católicos e 6% como muçulmanos. A explicação tem a ver com os altos índices de imigração e com o facto de os muçulmanos terem muitos filhos. A prática religiosa também está em crise. Só na Polónia, Portugal e Irlanda mais de 10% vão à missa uma vez por semana: no Reino Unido, França, Bélgica e Espanha, entre 56 e 60% dizem que nunca vão à missa e 63 a 66% nunca rezam..
Muitos europeus são baptizados mas não voltam à Igreja na juventude
 E a sua identidade religiosa já não é transmitida por pais a filhos, mas tem a ver com própria identidade individual.
Um mundo religioso novo!
In JN 1 de abril 2018.

Comentários

Mensagens populares