UNICEF Unicef, Irlanda e Moçambique unem-se para combater desnutrição aguda

UNICEF
Unicef, Irlanda e Moçambique unem-se para combater desnutrição aguda
ONU News/Ouri Pota
200 equipamentos antropométrico servirá para melhorar a vida das crianças, menores de 5 anos, afetadas por desnutrição aguda grave.
06 de junho 2018


  
Saúde
O apoio constituído em 200 equipamentos antropométrico servirá para melhorar a vida das crianças, menores de 5 anos, afetadas por desnutrição aguda grave. O apoio está orçado em US$ 21 mil.

A Direção de Saúde da província de Inhambane, no sul de Moçambique recebeu nesta terça feira, equipamentos antropométricos para equipar os Centros de Saúde e ajudar a monitorar o estado nutricional das crianças na província.
A iniciativa é do Governo da Irlanda através da Agência para o Desenvolvimento Internacional, Irish Aid, em Moçambique, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.
Equipamentos
Em conversa com ONU News, em Maputo, Marcoluigi Corsi, representante do Unicef detalhou o tipo de equipamento doado.
“Em geral temos um pacote de 200 equipamentos, nomeadamente 50 balanças para medição do peso das crianças e suas mães nos hospitais, 50 balanças para medição do peso das crianças nas comunidades e 100 antropómetros verticais para medir comprimento/estatura de crianças menores de 5 anos. O valor total para todo equipamento é de US$ 21 mil.”
Para a representante, o apoio faz parte das iniciativas da agência.
“Temos quatro distritos em particular, que são distrito de Funhalouro, Govuro, Mabote e Panda, os mais afetados pela seca e fenómeno El Nino nos últimos dois anos. Vamos continuar com a intervenção e queremos ver também de maneira positiva, a emergência como uma oportunidade para fortalecer o sistema.”
Desnutrição
Corsi afirma que para a determinação da desnutrição aguda em Moçambique, destaca-se a identificação da antropometria das crianças a fim de apoiar os técnicos de saúde no processo de uma avaliação nutricional eficaz.
Dentro do pacote intervenções e do pacote equipamento que temos, há 50 equipamentos para serem utilizado pelas brigadas móveis. Dizer que este material não vai ficar no hospital, mas sim, será utilizado pelas brigadas móveis para alcançar crianças que provavelmente não possam ir aos hospitais, então, se a crianças não podem ir ao hospital ou posto sanitário é claro que as brigadas móveis devem ir até as comunidades para tratar os casos de desnutrição aguda”.
A antropometria consiste no estudo das dimensões corporais nomeadamente altura, comprimento, perímetro, diâmetro e o peso do corpo, cujo método é aplicável em todas as fases do curso da vida e permite a classificação adequada a cada uma delas. ONU News
Apresentação: Ouri Pota

Comentários

Mensagens populares