A Salvação depende do que fazemos pelos outros


A Salvação depende do que fazemos pelos outros
Blog de Chapadinha  sábado, 4 de agosto de 2018
Esta afirmação do Papa Francisco nos remete logo para o cap.10 de Lucas do Samaritano (29-36), e para Mateus 25, 31-46 do “julgamento” final.

É importante ver a história da Igreja na perspectiva dos Atos dos Apóstolos, qual é a primeira visão que nos dão? A união na caridade e na refeição. Ali “ os cristãos tinham tudo em comum, dividiam seus bens com alegria...” (Atos,2,42).

Por seu lado, o Papa Francisco no documento “O chamado à santidade no mundo atual” fala assim: “É nocivo e ideológico também o erro das pessoas que vivem suspeitando do compromisso social dos outros, considerando-o algo superficial, mundano, secularizado, imanentista, comunista, populista, ou então relativizam-no como se houvesse outras coisas mais importantes” (n.104).

E o Papa põe o valor da oração sob três condições: primeiro, se ela nos levar à doação aos irmãos; segundo, se nos transformar em pessoas de misericórdia porque a misericórdia é a chave do céu, e terceiro, entender o que dizia S.Tomás de Aquino, que “mais que os atos de culto são de mais valor as obras de misericórdia para com o próximo” (105-106).

Finalizamos, resumindo, com outra afirmação do mesmo documento: “Não é saudável amar o silêncio e esquivar o encontro com o outro, desejar o repouso e rejeitar a atividade, buscando a oração e menosprezar o serviço” (n.26).

E ainda: “Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia. És consagrado ou consagrada? Sê santo vivendo com alegria a tua doação. 

És casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. 

Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos interesses pessoais, lembrando que a santidade é o  rosto mais belo da Igreja, mas  mesmo fora da Igreja católica e em áreas muito diferentes o Espírito suscita “sinais de sua presença que ajudam os próprios discípulos de Cristo” (n.9). Blogue de Chapadinha

Comentários

Mensagens populares