CASTELO BRANCO MONFORTE: Jovens de Portalegre-Castelo Branco dedicam voluntariado a pessoas com deficiência


CASTELO BRANCO
MONFORTE: Jovens de Portalegre-Castelo Branco dedicam voluntariado a pessoas com deficiência
Ago 8, 2018 - 12:59
«Nós, Deus & os Outros» foi o lema mobilizador dos jovens PCB@Lx


Lisboa, 08 ago 2018 (Ecclesia) – Os jovens ‘PCB@LX’ viveram um fim de semana de “aventura” e voluntariado dedicado a 120 meninas com deficiência e doença mental, no Centro de Recuperação de Menores de Assumar, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em Monforte.
“Estas meninas, que continuam a sofrer o estigma da Deficiência/Doença Mental, ajudam-nos a voltar ao essencial e mostram-nos onde realmente Deus está”, afirmou Vanessa Alves à Agência ECCLESIA.
A enfermeira que foi a Assumar para “desinsuflar”, do dia-a-dia “tão cheio de tantas coisas”, realça que as 120 “meninas”, “exatamente iguais” aos jovens voluntários, no final são “muito mais avançadas nas ciências do coração e da fé”.
Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o grupo ‘PCB@LX’ contextualizou que, entre 3 e 5 de agosto, colocaram “à disposição os seus dons em prol de todos”, na certeza de que “a descoberta de si e de Deus haveria de acontecer no meio dos Outros”.
“Por vezes, achamos que não temos nada de grande valor para dar aos outros, mas percebemos que o pouco que damos é na verdade muito e é suficiente para encher os outros de alegria”, disse o matemático e investigador Luís Duarte.
‘Nós, Deus & os Outros’ foi o lema mobilizador da ação de voluntariado.

Para Diogo Neves, essa experiência “é aprender de novo a amar, a olhar o homem pela primeira vez” e o fim de semana “foi motivo de alegria e enriquecimento na partilha e na relação”.
“Embora não seja formado em nenhuma área em que possa corresponder às suas necessidades específicas, sou humano, e com as Pessoas que vivem nesta casa sou desafiado a sê-lo de forma única e íntegra”, desenvolveu o jovem seminarista da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
“Parece um lugar pequeno, mas em Assumar há uma grande casa, um lugar cheio de vida e movimento”, referiu Lília Mendes, atualmente em estágio profissional na organização católica Leigos para o Desenvolvimento, e Ana Belo, mestranda em Economia, realçou que “é possível parar um momento, olhar em volta e pôr a vida em contexto”.
O grupo PCB@Lx é constituído por jovens da Diocese de Portalegre-Castelo Branco que residem em Lisboa por obrigações académicas e laborais e conta com o apoio do seu bispo.
Foi neste contexto, assinalam os jovens, que D. Antonino Dias esteve presente na iniciativa, “mantendo o estilo de proximidade que tanto o caracteriza”.
A presença do bispo de Portalegre-Castelo Branco foi para o candidato ao sacerdócio Diogo Neves “um testemunho gigantesco de «ser pastor» de todas as ovelhas”.
“Para o ano é para repetir”, assegura já o organizador de eventos António Paisana que “não tem dúvidas” que aquilo que os “une” a estas pessoas “não se esgota” num fim de semana por ano, mas “mantém-se durante todos os outros dias”.
Já Lília Mendes deseja que a experiência ganhe raízes o sentido da “incondicionalidade do valor da vida” que desafia a procurar novos caminhos e “a permanecer vigilantes, sem deixar ninguém para trás”.
“Acredito que saímos melhores pessoas, mais próximos uns dos outros e, claro, de Deus. É mesmo incrível como aquelas utentes nos abrem os olhos para Deus com a sua enorme simplicidade e expressividade”, desenvolveu Luís Duarte, a quem “tudo soube a pouco”.
O Centro de Recuperação de Menores de Assumar, em Monforte, está a comemorar 50 anos de existência e pertence ao Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de Saúde.
CB/OC

Comentários

Mensagens populares