NIGÉRIA Pastores geram violência para fugir à desertificação

NIGÉRIA   seca
Pastores geram violência para fugir à desertificação
Texto F.P. | Foto Lusa | 01/08/2018 | 07:02
Desertificação no norte da Nigéria está a obrigar os pastores da
etnia fulani e de maioria muçulmana a procurar pastagens
na região sul. A forma como se apoderam das terra
está a gerar um novo foco de violência no país

À violência do grupo extremista Boko Haram, a população da Nigéria junta agora uma nova preocupação: o avanço dos pastores da etnia fulani, que não olham a meios para conseguir pastagens para o seu gado. Empurrados pela desertificação no norte, estão a deslocar-se em massa para o sul do país e a obrigar os locais a deixarem as suas terras.
 «Os pastores fulani avançam armados e querem obrigar com o medo e ameaças as populações locais a abandonarem suas terras para depois tomarem posse e reivindicar a propriedade», testemunhou o padre Roberto Castiglione, missionário salesiano, ao descrever o clima de tensão que vive em várias regiões do país africano. 
Segundo o sacerdote, para conquistarem as terras aos agricultores, os pastores usam da violência, deixando um rasto de morte e destruição por onde passam. Desde junho passado, há registo de pelo menos 200 agricultores mortos no estado de Plateau e as autoridades parecem continuar com dificuldades em controlar a situação   in Fátima Missionária


Comentários

Mensagens populares