PORTUGAL Publicações: D. José Cordeiro ofereceu ao Papa Francisco livros editados em Portugal


PORTUGAL
Publicações: D. José Cordeiro ofereceu ao Papa Francisco livros editados em Portugal
Ago 1, 2018 - 15:15  Ecclesia
O presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade de Portugal ofereceu ao Papa Francisco livros sobre a experiência da ‘Lectio Divina’ em Bragança-Miranda e de traduções do Secretariado da Liturgia, esta terça-feira, no encontro internacional de acólitos.
Em declarações à Agência ECCLESIA, D. José Cordeiro explicou que esta foi uma forma de oferecer a experiência da Lectio Divina que foi dinamizada ao longo de sete anos, na Diocese de Bragança-Miranda.
Segundo o bispo diocesano, essa oferta foi motivada “pelo repto” da próxima Assembleia do Sínodo dos Bispos, sobre ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ (3-28 de outubro), e “como partilha para outros adolescentes e jovens”.
“O Papa saudou, encorajou e disse: ‘Avanti, Avanti’ [em frente, em frente]”, lembrou D. José Cordeiro esta manhã, após novo encontro com o pontífice, na audiência pública de quarta-feira.
O presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade revelou que ofereceu também as últimas obras que o Secretariado Nacional da Liturgia tem publicado, de modo especial as traduções do sacerdote italiano Romano Guardini – ‘O espírito da liturgia’ e ‘Sinais sagrados’.
Neste âmbito, acrescentou que o Papa “também encorajou a prosseguir” o caminho de formação do povo de Deus para que “a liturgia seja lugar do encontro com Deus e com os irmãos, e seja lugar de paz”.
As publicações foram oferecidas no final do encontro entre o Papa Francisco e os participantes da Peregrinação Internacional de Acólitos que congrega mais de 60 mil pessoas, de 18 países, onde se contam 325 portugueses, a maior delegação nacional de sempre.
“Foi uma experiência muito forte, muito profunda. O facto de participarmos tão ativamente naquela oração pela paz, presidida pelo Papa, tocou-nos a todos e também a mim especialmente”, afirmou D. José Cordeiro, que preside ao grupo português.
A peregrinação internacional a Roma que termina esta sexta-feira é organizada pela Coetus Internationalis Ministrantium, uma associação europeia de acólitos, com mais de 50 anos de existência, que serve de elo de ligação entre os vários serviços diocesanos e nacionais do setor.
CB

Comentários

Mensagens populares