ASIA Católicos da Ásia retrocedem sobre escândalo de abuso sexual

ÁSIA
Católicos da Ásia retrocedem sobre escândalo de abuso sexual
UCANEWS
Muitos acreditam que a igreja tem um problema sério que deve ser erradicado, mas a maioria diz que o pontífice não deve renunciar



O papa Francisco acena aos fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, para sua audiência geral semanal em 5 de setembro. 
A maioria dos católicos entrevistados pelo ucanews.com acredita que o
papa não deveria renunciar depois de ser acusado de encobrir o abuso
sexual clerical. (Foto de Vincenzo Pinto / AFP)
 repórteres da ucanews.com International
7 de setembro de 2018










A maioria dos católicos entrevistados pelo ucanews.com acredita que o papa não deveria renunciar depois de ser acusado de encobrir o abuso sexual clerical.

Os católicos da Ásia dizem:

BANGLADESH
Dr. Benedict Alo D'Rozario, ex-diretor executivo da Caritas Bangladesh
"Acredito que o Papa Francisco está muito entusiasmado com as reformas na igreja. Espera-se que ele enfrente resistência de vários quadrantes. No entanto, ele tem uma forte personalidade para superar as dificuldades e avançar. Em seu caminho, ele leva uma pausa, resenhas seus passos e, em seguida, toma as decisões certas.
"O sistema vaticano não implica ação punitiva contra alguém que leve acusações contra o papa. Essa abordagem é necessária para determinar quem é inocente e quem é culpado, e os culpados merecem punição.
"Por exemplo, vimos que o papa não sabia de irregularidades cometidas por autoridades da Igreja nos EUA e no Chile. Mais tarde, ele entendeu os problemas e identificou os responsáveis ​​e os forçou a renunciar. O Papa Francisco precisa de nossas orações, apoio e cooperação. ele pode cumprir bem suas responsabilidades, mas a maneira como ele está avançando está certa, mas as pessoas esperam que ele se mova mais rápido.
"Existem movimentos políticos e benefícios em todos os lugares. O papa é um liberal e seu lema é salvar a alma de pecados e sofrimentos. No entanto, nem todo mundo gosta de seu estilo de liderança e políticas. Não há razão para entrar em pânico porque havia problemas em todo pontificado, mas a verdade deve ser revelada o mais breve possível para dissipar a confusão entre o povo.
"Acredito que o próprio Papa Francisco é uma boa notícia para a igreja porque o seu amor e preocupação pelas comunidades pobres e marginalizadas e pelas periferias da Igreja são genuínas. Ele é a favor das pessoas exploradas, que são a maioria e sempre apoiariam ele."
Padre Anthony Sen, convocador, Comissão de Justiça e Paz, Dinajpur
"Isso é realmente chocante. Como pode um arcebispo exigir a renúncia de um papa? Ele pode ser emocionalmente motivado ou frustrado. Se estivesse preocupado com os direitos democráticos, poderia expressar suas preocupações em qualquer departamento do papa ou em seu público através das mídias Suas palavras e ações são confusas para os fiéis O arcebispo deveria ter pensado mais antes de fazer uma declaração pública.
"As alegações contra o Papa Francisco são totalmente infundadas e inaceitáveis. O papa está falando sério sobre o assunto e tem falado publicamente sobre isso várias vezes. Ele agiu sempre que as alegações vieram à tona e pediu desculpas às pessoas pelos abusos.
"O papa Francisco não é uma pessoa que tolera algo antiético na igreja e suas ações são lógicas e aceitáveis. Suas decisões estão trazendo mudanças positivas para a igreja."
Rita Roselin Costa, ativista católica das mulheres e trabalhadora de desenvolvimento social
"Papa Francisco é um homem de consciência e suas decisões para a igreja são os frutos de seus pensamentos e planos de longa data. Ele é sempre a favor dos oprimidos. O arcebispo deveria ter pensado muitas vezes antes de ir a público com alegações contra o papa.
"Ele pediu a renúncia do papa Francisco, o que é um absurdo. Que bem poderia a igreja alcançar com a renúncia do papa? Precisamos nos concentrar mais em como trazer justiça para os que foram abusados ​​e como parar o abuso.
"Eu acho que o arcebispo, se ele agiu sozinho ou em grupo, tem problemas com sua mentalidade. O papa é um liberal e reformista, e ele está tentando mudar a igreja de acordo com os tempos. Acho que ele está certo em sua decisões e ações. O mundo está se tornando cada vez mais laico e as pessoas estão se distanciando das religiões. A igreja precisa ser liberal para enfrentar a secularização. Uma mentalidade conservadora seria destrutiva para a igreja ”.

MALÁSIA
John, católico em Sabah, Bornéu
"Ele já pediu desculpas em nome da igreja. O que mais eles querem? Por que ele deveria renunciar? Ele não deveria renunciar. Por quê? Isso não está certo ... tentar empurrá-lo para fora. Mesmo que ele renuncie, então o que O que o próximo papa pode fazer?
"Sacerdotes são treinados por oito, nove anos. Depois de tantos anos de treinamento, o caráter de uma pessoa é manifestado. Se o caráter de um homem não pode ser visto depois de tantos anos, então há algo errado com o treinamento e seleção.
"Não adianta falar sobre a falta de padres como fazemos aqui na Malásia. A seleção deve ser rigorosa. Não tem nada a ver com o papa. A Bíblia é meu guia ... nosso guia. Vou manter a fé."
Um trabalhador de escritório em Kuala Lumpur
"Eu não acho que o papa deveria renunciar. É por causa dele que algumas dessas realidades são expostas. Todos nós devemos pedir perdão às vítimas e sobreviventes. Isso me dói tão profundamente como católico. Esperemos que os padres imitem. o exemplo do Papa Francisco ".
Julia da Liga das Mulheres Católicas
"Ele é um homem bom. Não é culpa dele. Ele é o único que ajudou a definir a igreja em um novo caminho. Ele tem sido corajoso. As pessoas que estão atacando ele não deveriam estar atirando pedras. Elas deveriam estar se concentrando em sua fé e a Bíblia, eu vou orar por ele e por todos nós ".
Uma imagem do arquivo de um coro de uma igreja subterrânea
que canta em um serviço da Noite de Natal em 2014 em
um apartamento em Beijing. (Foto de Greg Baker / AFP)
CHINA
Padre Otfried Chan, secretário-geral da Conferência Episcopal Regional da China
"Os bispos e sacerdotes prometeram obedecer ao papa e não deveriam confrontá-lo abertamente, e o assunto ainda não foi revelado. Os prelados não podem esquecer que nossa missão é salvar a alma, que é uma tarefa espiritual.
"No caso improvável de o papa estar errado, os bispos e irmãos podem e devem ser persuadidos a ajudá-lo a assumir responsabilidades para que ele possa tomar a decisão certa, em vez de acusá-lo publicamente na mídia.
"Eles não têm o direito de pedir ao papa que renuncie. Todos os membros da igreja devem orar pelo papa e pela igreja, que está sendo testada. As questões da lei civil devem ser investigadas e tratadas pelos governos nacionais."
"É relatado que o arcebispo Vigano foi agitado por um jornalista italiano para fazer tal declaração publicamente. Nós também precisamos orar por ele para que ele possa retomar a comunhão com o papa o mais rápido possível e continuar a servir a igreja.
"O papa não fez nenhuma declaração ou resposta oficial à acusação do arcebispo. Podemos ver as alturas e a sabedoria do papa ao lidar com o incidente, pelo qual pelo menos aprendemos a entender."
John Kong católico John Chan
"Os fiéis estão insatisfeitos não apenas com os pecados de um padre individualmente, mas também com muitos bispos, cardeais e a Santa Sé que conivente e deliberadamente ocultaram os pecados e promoveram aqueles sacerdotes que pecaram juntos.
"Papa Francisco não resolveu o problema, mas apenas o trata com silêncio. Nossa igreja é uma igreja de pecadores; aceita os pecadores. No entanto, a igreja também é santa porque o objetivo da igreja é ajudar as pessoas a santificar. Mas na situação atual os bispos e o papa ajudam as pessoas a serem santificadas? "
Um católico na província de Gansu
"Como não há tolerância zero, o corretivo também deve renunciar. O papa não está sujeito a nenhum julgamento da corte civil, nem pode ser forçado a renunciar. Mas se for provado que o papa encobriu deliberadamente, ele deveria renunciar. No entanto, ele parece não ter intenção de renunciar ".
Joseph, católico na província de Hebei
"A carta enviada pelo arcebispo é uma espécie de luta interna. Se o papa for deposto, eles terão a oportunidade de mudar para sua própria pessoa para ser o papa e continuar a esconder a verdade.
"O arcebispo realmente considerava a Santa Sé como uma instituição secular. Se eles realmente pensam que o poder do papa é de Deus, ele não forçará o papa a renunciar, porque isso só ocorrerá no mundo secular".
Um católico no noroeste da China
"Não importa se o testemunho do arcebispo é verdadeiro ou não, todos nós devemos apoiar o Papa Francisco a continuar seus deveres pastorais com amor, a menos que ele não possa completar ou viver de acordo com a autoridade do Senhor Jesus para confiar sua autoridade.
"O presidente de um país é eleito pelo povo, que tem o direito de removê-lo. Isso é política democrática. Mas o bispo romano não pertence aos direitos do mundo, nem é escolhido pelo povo. O papa é o representante da vida de Cristo, o servo dos servos diante de Deus e a pessoa escolhida de Deus, somente Deus tem o direito de escolher uma pessoa para se tornar o papa, e só Deus tem o poder de isentar o bispo romano também. "
Uma imagem do arquivo de uma mãe nova de Hmong com
sua filha dos anos de idade 3 que vende artigos da lembrança
aos visitantes no quadrado da igreja em Sapa na província
montanhosa do norte de Vietnam de Lao Cai.
 (Foto de Hoang Dinh Nam / AFP)
VIETNAME
John Nguyen, um católico na cidade de Ho Chi Minh
"Eu me oponho à acusação do Arcebispo Vigano de que o Papa Francisco encobriu os abusos de McCarrick e o pedido para o papa renunciar.
"O abuso sexual entre o clero é um grande desafio que realmente abala toda a Igreja Católica. É um grande sofrimento não apenas para a Igreja nos Estados Unidos, mas também para a Igreja Universal.
"Eu acho que o papa Francisco como o supremo pastor da igreja sempre se sente desolado quando ouve denúncias de abuso sexual por parte dos clérigos. Ele citou as palavras de Paulo que" se um membro sofre, todos sofrem junto com ele "em sua carta aos fiéis. Abuso.
"A igreja sempre mostra amor, solidariedade e perdão aos pecadores, que são obrigados a fazer penitência por seus pecados e mudar suas ações e comportamento de seus corações.
"A causa do abuso sexual é deslealdade entre os clérigos e a solução é que eles devem ser leais aos seus votos e ensinamentos da Igreja. Os futuros sacerdotes precisam ser treinados em valores humanos e espiritualidade para que possam estabelecer relacionamentos bons e saudáveis ​​com os outros." descobrir a felicidade em sua vida consagrada.
"O papa Francisco tem sido combatido por outras pessoas porque sua solução é diferente da deles. Se o papa renunciar à acusação de que encobriu o abuso de McCarrick, o abuso da igreja não será tratado, já que sua renúncia não é a solução para o problema. Se ele renunciar, as forças do mal terão oportunidades de continuar se opondo à igreja ".

MYANMAR
Padre Mariano Soe Naing, diretor de comunicação social da Conferência Episcopal de Mianmar
"Li alguns comentários que a carta do Arcebispo Vigano não é credível. Sinto-me muito preocupada pela Igreja Católica, pois a carta acusou as autoridades do Vaticano de encobrir os abusos sexuais. Mas o Papa Francisco é um homem de confiança e integridade." tem total confiança nele. "
Dom Felix Lian Khen Thang de Kalay
"Na minha opinião, o Papa Francisco não precisa renunciar. Precisamos continuar orando pelo papa e pela Igreja Católica."
Os católicos se reúnem para a peregrinação anual na Igreja
de Santo Antônio, na ilha de Katchchativu, perto de Jaffna.
(Foto de Ishara Kodikara / AFP)

SRI LANKA
Irmã da Caridade Freira e ativista feminista Irmã Noel Christine Fernando
"Papa Francisco é o primeiro papa a lavar os pés de uma mulher na Quinta-feira Santa. Ele mostrou que está do lado das mulheres oprimidas ou vitimadas. Falei com ele sobre esse assunto em um encontro pessoal.
"A igreja em si não é santa, mas é cheia de pecadores. É verdade que há relatos de incidentes de pedofilia e abuso sexual relacionados ao clero no Sri Lanka.
"Quando falei com freiras em um programa nos Estados Unidos, descobri que 75% dos participantes eram vítimas de abuso sexual por parte do clero. Mas acredito firmemente que, apesar de todos os desafios, o Papa Francisco tomará as decisões certas."
Nalin Rajendran, um líder leigo do movimento católico de renovação Pubuduwa
"A verdade precisa ser revelada sobre o abuso sexual do clero, mas culpar o papa é infundado. O papa tem uma mente muito aberta e se desculpou com as vítimas de estupro.
"Nossas culturas e religiões não falam sobre sexualidade publicamente e a consideram tabu e suja. Mas o abuso sexual deve parar imediatamente. Os abusadores da igreja se beneficiam de um encobrimento institucional. Isso levou a falhas em denunciar abuso sexual ou a dar uma resposta apropriada. resposta às vítimas ".

JAPÃO
Padre William Grimm, editor de ucanews.com, Tóquio
"Não houve nenhuma resposta perceptível [no Japão] ao apelo do Arcebispo Vigano para que o papa renunciasse, em grande parte porque as pessoas estão prestando atenção a uma série de desastres naturais. A mídia local publicou breves relatórios da carta do arcebispo. É provável que a maioria dos católicos no Japão, além de católicos "profissionais" como os bispos, não conheçam o arcebispo Vigano, sua carta ou seu chamado para a renúncia do papa.
"No geral, a situação no Japão é provavelmente a maior parte da Ásia. Os católicos têm pouco ou nenhum acesso aos noticiários internacionais da Igreja. As preocupações internas da Igreja Católica nos países ocidentais são de pouco interesse para os católicos asiáticos e de menos para os não-católicos. -Católicos.
"Os católicos na Ásia terão pouco a dizer em última análise, e assim continuam a se concentrar em viver sua fé em seus próprios contextos. Naturalmente, esses contextos geralmente incluem o abuso de crianças e mulheres pelo clero, mas essas situações, quando vistas de todo, são considerados problemas locais sem referência ao Ocidente ou mesmo a Roma. "

COREIA DO SUL
John Choi, um católico em Seul
"Na minha opinião, os católicos coreanos não mostram nenhuma atenção a esta questão. Eu acho que eles fingem que não ouviram nada. O abuso sexual do clero é uma questão delicada na Igreja coreana e os católicos não querem falar sobre isso." Parece que a Igreja coreana está simplesmente encobrindo a reivindicação de Vigano, ignorando-a


Comentários

Mensagens populares