ÍNDIA NÃO VIOLENCIA: Guterres na Índia para marcar Dia Internacional da Não Violência

ÍNDIA
NÃO VIOLENCIA: Guterres na Índia para marcar Dia Internacional da Não Violência
ONU na Índia/Ishan Tankha
Secretário-geral, António Guterres, na abertura da 
ONE UN House, em Nova Deli.


    



2 outubro 2018


Data lembra Mahatma Gandhi; chefe da ONU vai depositar coroa de flores em memorial em honra do pacifista; este ano, marca-se 150º aniversário do nascimento do ativista indiano
Assinala-se este 2 de outubro o Dia Internacional da Não Violência. A data foi proclamada pelas Nações Unidas em homenagem ao pacifista Mahatma Gandhi, com o objetivo de incentivar a educação pela paz, respeitando os direitos humanos.
Em nota, o secretário-geral da ONU disse que “numa época de conflitos prolongados e desafios complexos, a filosofia da não violência de Gandhi continua sendo uma inspiração.”
Viagem
Guterres está em Nova Deli, na Índia, para marcar o dia. Na segunda-feira, ele inaugurou a Casa da ONU, um edifício que reúne a estrutura das Nações Unidas no país.
Esta terça-feira, o secretário-geral deposita uma coroa de flores no Memorial Raj Ghat, em honra de Gandhi. No próximo ano, marca-se o 150º aniversário do seu nascimento









O chefe da ONU também vai encerrar a Conferência Internacional Mahatma Gandhi sobre Saneamento, junto com o primeiro-ministro do país, Narendra Modi.
Exemplo
Na sua mensagem, o secretário-geral diz que, “no momento em que a desigualdade cresce e uma globalização justa é um imperativo, também nos lembramos do compromisso de Gandhi com a justiça social”.
Guterres acredita que, “em um período em que o mundo está se esforçando para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, garantir a igualdade de género e não deixar ninguém para trás, o compromisso de Gandhi com a dignidade humana pode iluminar o caminho”.
Inspiração
Na sua nota, o secretário-geral lembra uma frase do indiano, dizendo que “a não violência é a maior força à disposição da humanidade”. Guterres acredita que o líder “provou que a não violência pode mudar a história”.
O chefe da ONU termina a sua mensagem pedindo que o mundo se inspire “na coragem e convicção” do ativista indiano, enquanto continua a ação em prol da paz, ao desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos para todos os povos do mundo.

Comentários

Mensagens populares