POLUIÇÃO ÍNDIA: A Índia engasga com o agravamento da poluição do ar

POLUIÇÃO
ÍNDIA: A Índia engasga com o agravamento da poluição do ar
Limite de fogos de artifício em Diwali como parte dos esforços para reduzir a mortalidade e a taxa de doenças relacionadas à poluição mais altas do mundo








Esta combinação de fotos criada em 6 de novembro 
mostra pessoas usando máscaras para se protegerem 
da poluição do ar na capital indiana, Nova Déli. 
Os níveis de poluição aumentam durante o inverno 
em Nova Déli, quando a qualidade do ar muitas 
vezes supera os níveis seguros da Organização 
Mundial de Saúde. (Fotos de Dominique Faget,
 Prakash Singh e Sajjad Hussain / AFP)
Rita Joseph, Nova Delhi, Índia 12 de novembro de 2018

Esta combinação de fotos criada em 6 de novembro mostra pessoas usando máscaras para se protegerem da poluição do ar na capital indiana, Nova Déli. Os níveis de poluição aumentam durante o inverno em Nova Déli, quando a qualidade do ar muitas vezes supera os níveis seguros da Organização Mundial de Saúde. (Fotos de Dominique Faget, Prakash Singh e Sajjad Hussain / AFP)
Rita Joseph, Nova Delhi, Índia 12 de novembro de 2018

É o Diwali, o festival das luzes e os deliciosos doces, mas Raju Khanna, Harish Mehta, Pinky Singh e Jitesh Jaisurya, todos com idades entre 5 e 12 anos, estão sentados com rostos sombrios no parque adjacente a suas casas.
O motivo? Eles não podem estourar fogos de artifício à vontade este ano.
A alta poluição do ar em Délhi, no norte da Índia, particularmente na área urbana de Nova Délhi, forçou as autoridades a conter a venda de fogos de artifício e limitou o uso do fogo durante o festival, em 7 de novembro.
As restrições vieram depois que a Suprema Corte, enquanto ouvia uma petição de crianças citando os maus efeitos da poluição sobre elas, estabeleceu restrições de tempo para disparar fogos de artifício, uma grande atividade noturna durante Diwali .
O tribunal limitou o uso de fogos de artifício por apenas duas horas, das 22h à meia-noite. Também ordenou o uso de crackers de baixa emissão para reduzir o efeito na qualidade do ar.
A poluição atmosférica atinge o pico em outubro e novembro na maioria das cidades do norte da Índia com o início do inverno, quando partículas como poeira, pólen, fuligem, fumaça e gotículas ficam presas no ar por causa da umidade e das baixas temperaturas.
É também a estação para os agricultores dos estados de Punjab, Haryana e Uttar Pradesh queimarem a palha, aumentando a poluição. 
Foguetes em Diwali enchem o ar com poluentes químicos e poluição que permanecem por semanas, segundo estudos.
"A poluição do ar é um dos principais fatores de risco para a carga nacional de doenças na Índia", disse um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre poluição do ar e saúde infantil divulgado em outubro.
A poluição do ar afeta o neurodesenvolvimento e a capacidade cognitiva e pode desencadear asma e câncer infantil. As crianças expostas a altos níveis de poluição do ar podem estar em maior risco de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares mais tarde na vida, disse o relatório da OMS.
A poluição em Nova Délhi está em alta, e mesmo pessoas saudáveis ​​estão tendo dificuldades para respirar, não apenas crianças, de acordo com Arvind Kumar, um especialista em doenças do peito em Nova Déli.
"Até mesmo os adolescentes que não fumam têm pontos negros nas radiografias de seus pulmões. Isso indica que eles já foram expostos a uma quantidade significativa de poluição", disse ele a ucanews.com.
A situação é "um aviso muito sério", disse o renomado cirurgião, que foi convidado a falar na primeira conferência global da OMS sobre poluição atmosférica e saúde em Genebra, de 30 de outubro a 1º de novembro.
Pessoas com seus animais de estimação se reúnem em
Kolkata em 5 de novembro para espalhar a consciência
sobre os efeitos do ruído de fogos de artifício Diwali
em animais. (Foto por IANS)

O índice geral de qualidade do ar (AQI) em Nova Déli e na área adjacente oscilou de pobre a grave em 6 de novembro, atingindo 426, de acordo com a Central de Controle de Poluição. Um AQI de 0 a 50 é considerado bom.
A má qualidade do ar que causa infecções respiratórias matou cerca de 100.000 crianças indígenas com idade inferior a 5 anos em 2016, de acordo com o relatório da OMS. Globalmente, a poluição mata cerca de 600.000 crianças, disse.
A Índia enfrenta a maior taxa de mortalidade relacionada à poluição do ar e a carga de doenças no mundo, com mais de 2 milhões de mortes prematuras a cada ano, responsáveis ​​por 25% das mortes globais devido à má qualidade do ar, disse o relatório.
O especialista em poluição atmosférica Barun Aggarwal disse que as fontes de poluição do ar na Índia incluem emissões de veículos, usinas térmicas que consomem carvão, poeira de construção, queima de resíduos agrícolas e fornos de tijolos e lixo.
A Junta de Controle da Poluição sugeriu a proibição de veículos poluentes, reduzindo o número de veículos, proibindo a queima de resíduos agrícolas e fechando fábricas causadoras de poluição.
Muitas escolas da capital nacional mudaram todas as atividades ao ar livre dentro de casa.
"Não temos atividades ao ar livre. Jogos e reuniões também são realizados em ambientes fechados. Também pedimos aos nossos alunos que observem um Diwali sem biscoitos", disse Reena Charles, diretora da Escola Presidium.
O arcebispo Anil Joseph Couto, de Délhi, disse que a igreja está tentando de tudo para reduzir a poluição.
"Todos nós somos vítimas. Estamos todos sofrendo. Respeitamos as normas estabelecidas pelo governo e estamos criando consciência", disse ele.
"Iniciativas verdes especiais foram empreendidas por algumas de nossas instituições em todo o país. Tantos campos verdes exuberantes se transformaram em selvas de concreto de cimento, afetando a ecologia. A sociedade civil tem que assumir a questão."

O arcebispo Couto disse que a ala de serviço social diocesano Chetanalaya  tem treinado pessoas na agricultura orgânica e tradicional. Ele pediu ao governo que faça leis para gerar e proteger áreas verdes dentro das cidades   UNNEWS

Comentários

Mensagens populares