REINO DE DEUS Dez considerações sobre o Reino de Deus


REINO DE DEUS
Dez considerações sobre o Reino de Deus
domingo, 11 de novembro de 2018
1.Jesus toma partido por pessoas que não têm defensor mas muitos acusadores, que apelando à lei e dedurando, as reduzem à marginalidade impedindo-lhes que deem sequer um só passo.

2.Para Jesus, o critério último não é a tradição do seu povo de Israel. A tradição não é absoluta. Absoluto é só o ser humano, que é maior que as tradições.

3. Jesus não quer uma virtuosidade e uma perfeição oculta que mata as pessoas. E sabe ainda não desapareceu da vida eclesial o vício oculto de tal perfeição. 


É contra aqueles que defendem leis chamadas intocáveis mas ferem companheiros, os quais mais do que as leis chamadas intocáveis porque mais intocável é ser humano. Se a lei leva alguém ao desespero, não será válida.


4. Jesus sabe dos efeitos perversos da virtude, tal qual o manifesta o irmão mais velho do filho perdido em Lc. 15,11-23, o filho pródigo, o qual autosuficientemente se expressa condenando o irmão.

5. Jesus ensina que a mais perfeita fidelidade e o serviço mais acabado a Deus jamais dará direito algum perante Deus, e rejeita a pseudo espiritualidade do apelo às próprias boas obras, pelas quais a pessoa se protege “daqueles pecadores”, separando-se deles como se fora elite.

6. Jesus mostra nas parábolas a “outra face da religião”: o seu modo de ser irmão de todos os homens, o que faz dele o Deus dos rejeitados e marginalizados.

7. Jesus sabe que o nosso próprio aburguesamento desde séculos e a nossa pertença à “sociedade honesta” nos tem cegado para o sentido e para as parábolas dele.

8. Jesus se preocupa em primeira linha por determinadas pessoas porque são incapacitadas, aleijadas, pobres ou gravemente enfermas.

9. Jesus nos ensina que Deus não quer ser o garante de posições de privilégio na sociedade civil e religiosa. Ele ensinou que o nosso Deus demonstra amor especial para com aleijados, incapacitados, coxos, oprimidos, marginalizados e inclusivamente pecadores.

10. Jesus não disse: cobrem que os outros sejam perfeitos como o vosso Pai do céu é perfeito, disse sejam vocês perfeitos como o vosso Pai do céu é perfeito.(Blogue de Chapadinha - Maranhão)

Comentários

Mensagens populares