FARISEU OU CRISTÃO por P. Casimiro João


FARISEU OU CRISTÃO
sábado, 1 de dezembro de 2018
in Blog de Chapadinha P. Casimiro João
As ondas e vaivens da amizade e inimizade entre cristianismo e judaísmo até se chegar ao holocausto de Auschwitz

Na época de Jesus o judaísmo tinha muito prestígio entre muitos cidadãos do império romano. O monoteísmo e sua moral tinham grande valor para os romanos e pagãos. Muitos pagãos simpatizavam com os judeus e se chamavam os “tementes a Deus” e havia outros que já tinham aceitado mesmo o judaísmo e até a circuncisão, eram os “prosélitos”.

Entre os judeus havia os que esqueceram a língua hebraica e só já falavam o grego, e se chamavam helenistas (da antiga Grécia que se chamava Helénida). Estes criticavam mais as leis judaicas e começavam a se distanciar dos outros. Santo Estêvão era um destes, e quando foi assassinado pelos outros, todos os helenistas imigraram para fora da Palestina e se espalharam pela Samaria e pela Fenicia.

As coisas foram andando até que as Sinagogas começaram a não mais aceitar nas suas celebrações os cristãos que tinham vindo das outras nações, mas somente os cristãos judeus. Até que depois da guerra judaica e destruição de Jerusalém no ano 70 d.C os fariseus expulsaram de vez também os c
Destruição da cidade de Jerusaalém no ano 70 d.C.
cistãos- judeus aos quais chamavam de “mestres do erro”.


Foi nesta época que se deu a crise total entre judaismo e cristianismo (séc.III).  Tudo vinha como consequência da destruição da cidade de Jerusalém, naqueles versículos que fazem lembrança no evangelho de Lucas, que foi escrito depois desse acontecimento ”Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra as nações ficarão angustiadas...Os homens vão desmaiar de medo; quando essas coisas começaram a acontecer levantai a cabeça porque a vossa libertação está próxima” (Lc, 21,25).

Na verdade isto já tinha acontecido e é descrito como coisa que iria acontecer. Os judeus atribuíram a causa da destruição de Jerusalém aos cristãos. Daí em diante houve uma exclusão total ou seja, para o judaismo o cristianismo era herege, e vice-versa, para os cristãos o judaísmo era também herege.  

E proclamavam: o povo de Deus agora não é mais Israel mas a Igreja; a Igreja é o novo Israel. Isto até que contrariava as orientações de Paulo para  o qual o Israel era sempre o Israel de Deus quando repetidas vezes ensinava que “no fim dos tempos todo Israel será salvo” (Rom. 1,16). Aí fracassou a pregação de Paulo.

Foi agora que se fixou a noção da palavra “Igreja”, retomada do antigo Israel como ”reunião, aglomeração”, em grego ekklesia, (Dt.23,2). Vêm daí as Cartas onde se diz “À igreja que está em Corinto, em Roma, ou na casa de Áquila”. Para Flávio Josefo, historiador judeu, era também umaEscola filosófica.

Aí começou também um cristianismo e uma teologia que não estavam familiarizados com a fé e as tradições do judaísmo, e se aproximaram mais das religiões e filosofias dos pagãos. As consequências dessa separação do judaísmo foram as perseguições tanto por parte dos judeus como do Império. Porquê? 

O judaísmo estava contemplado como religião aceita pelo Império mas não o cristianismo. Por isso a religião dos cristãos era perseguida e o judaísmo não. O que resultou em tantos mártires cristãos. E tanto aumentava a raiva dos judeus  e pagãos contra os cristãos como aumentava a raiva dos cristãos contra os judeus, atribuindo-lhes toda a culpa pela morte de Jesus Cristo.

A Idade Média levantou esta nova tradição caracterizada pela Inquisição, pela qual se intensificou a perseguição e morte aos judeus. Os países cristãos perseguiam e expulsavam de seus territórios os povos judeus. 

Até que tudo veio a desembocar na maior tragédia da humanidade que foi o holocausto de Auschwitz, na Alemanha em 1939-45 onde foram dizimados cerca de 6 milhões de judeus.

Quem sabe, se tivessem dado ouvido à pregação de São Paulo as coisas poderiam levar outro rumo. Paulo pregava: “A salvação está em última instância aberta a judeus e não judeus. A salvação de Deus em Jesus é para a humanidade inteira, até mesmo em primeiro lugar para os judeus” conclui Paulo. (Rom.11,33). * in 

Comentários

Mensagens populares