SEXUALIDADE/vida religiosa Papa Francisco admite «preocupação» com a questão da homossexualidade na vida religiosa


SEXUALIDADE/vida religiosa
Papa Francisco admite «preocupação» com a questão da homossexualidade na vida religiosa
Nov 30, 2018 - 17:32 Ecclesia
Novo livro-entrevista «A força da vocação» chega às bancas a 3 de dezembro




O Papa manifestou preocupação com a questão da homossexualidade entre padres e religiosos, admitindo que o tema não foi “bem enfrentado” por parte da Igreja Católica.
“É uma realidade que não podemos negar”, sustentou.
A posição surge no novo livro-entrevista ‘A Força da Vocação – a vida Consagrada hoje’, uma conversa entre o Papa Francisco e o padre Claretiano Fernando Prado que vai ser publicado internacional a 3 dezembro (Paulinas Editora, em Portugal).
“Na vida consagrada e na vida sacerdotal, este tipo de afetos não tem lugar. Por esse motivo, a Igreja recomenda que as pessoas com esta tendência [homossexual] radicada não sejam aceites no ministério ou na vida consagrada”, sustenta o Papa.
O pontífice sublinha a necessidade de “cuidar muito da maturidade humana e afetiva”.
“Temos de discernir com seriedade e ouvir também a voz da experiência que a Igreja tem. Quando não se cuida do discernimento, os problemas crescem”, assinala o Papa, numa passagem da entrevista, disponibilizada hoje pelo jornal italiano ‘La Stampa’.
Francisco fala numa questão “muito séria” que deve ser levada em atenção na avaliação dos candidatos à vida consagrada.
“Temos de ser exigentes: nas nossas sociedades, parece que a homossexualidade está na moda e esta mentalidade, de alguma forma, influencia também a vida da Igreja”, observa.
O Papa advertiu contra o “clericalismo”, que cria uma espécie de “aristocracia” nas comunidades católicas, em que as pessoas pensam “viver acima de todo o resto do santo povo fiel de Deus”.
Francisco coloca este clericalismo na raiz de vários problemas na Igreja, incluindo os “casos de abusos”.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Paulinas Editora assinala que o pontífice “insiste na necessidade de uma formação integral dos candidatos à vida consagrada”, cuja palavra-chave d é “inserção”, expressão da “mais pura sequela Christi [seguimento de Cristo]”, o qual não escolheu elites, “mas inseriu-se no meio do povo”.
Francisco fala do caminho do diálogo e da inculturação, temas que herdou do Papa São Paulo VI, e refere-se também do combate à “ideologia”, “grande inimigo da vida consagrada”.
O livro-entrevista, que vai ser apresentado internacionalmente na próxima segunda-feira, resulta de uma conversa de quatro horas entre o Papa e o padre Fernando Prado, diretor da editorial dos Claretianos em Madrid, na tarde de 9 de agosto, no Vaticano.
Eleito a 13 de março de 2013, Francisco é o primeiro Papa jesuíta da história da Igreja Católica.
CB/OC

Comentários

Mensagens populares