BRASIL/indiosKaripuna Ameaças contra o Povo Karipuna podem terminar em genocídio


BRASIL/indiosKaripuna
Ameaças contra o Povo Karipuna podem terminar em genocídio
Invasão pode terminar em genocídio

Invasão do território indígena
“Ninguém tem liberdade para andar no território, nem para  colher frutas do mato, colher um remédio,  ir caçar, ir pescar, porque corre o risco de ser morto pelos invasores dentro do território.”
O poder político, aliado com o poder económico, presente através do agronegócio, das madeireiras e das mineradoras, é o grande inimigo dos povos indígenas. 
O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) de Rondónia manifesta sua preocupação com a situação que está vivendo o Povo Karipuna. Há menos de trinta anos atrás, com a colonização, o povo ficou reduzido a 8 pessoas. Foi recuperando e hoje são 58.
Do ano 2011 até 2015, foi uma verdadeira invasão do território. Os grupos económicos, sentiram-se fortalecidos e começaram um processo de loteamento da Terra Karipuna. 
A situação agrava-se dia a dia. A Secretaria de Meio Ambiental de Rondónia, concede licença e facilita o roubo de madeira dentro da Terra Indígena. 
Até o próprio “Procurador da República de Rondónia fala de uma “situação de eminente genocídio de um povo”, sendo essa “a nossa grande preocupação enquanto Igreja  da Arquidiocese de Porto Velho”.
No ano 2018, houve duas denúncias de lideranças indígenas na ONU, em Nova Iorque e em Genebra. O que está previsto na Constituição Federal é manter a integridade física, cultural e territorial dos povos”.

Comentários

Mensagens populares