JORNADAS CLERO SUL Desafio a «recuperar o entusiasmo missionário» e (Igualdade de género= esvaziar a dignidade da pessoa humana)


JORNADAS CLERO SUL
Desafio a «recuperar o entusiasmo missionário» e (Igualdade de género= esvaziar a dignidade da pessoa humana)
Fev 1, 2019 - 13:11
Sacerdotes de Évora, Setúbal, Beja e Algarve refletiram sobre novas formas de anúncio
Foto: Folha do Domingo

O clero das dioceses de Évora, Setúbal, Beja e Algarve esteve reunido nas suas jornadas anuais de atualização, numa reflexão em que de desafiou a Igreja Católica a “recuperar o entusiasmo missionário”.
“É necessário que o homem volte a pensar sobre si próprio admitindo que a ciência, a técnica e a cultura digital conduzem, por vezes, ao individualismo, relativismo e narcisismo na relação consigo mesmo, com o próprio corpo, com os outros e com o mundo”, lê-se nas conclusões do encontro, enviadas hoje à Agência ECCLESIA.
As Jornadas, promovidas pelo Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE), tiveram como tema “O homem: caminho de Cristo e da Igreja” e, além da questão do sentido da vida, os sacerdotes debruçaram-se ainda na forma de anúncio nos tempos de hoje.
A internet não é apenas um instrumento de comunicação, é uma cultura. O anúncio do Evangelho deverá passar pela apresentação de conteúdos breves com uma linguagem incisiva e compreensível; pela repetibilidade, para fortalecer a memória; pelo encontro interpessoal; pelo cuidado em preparar as celebrações, as homilias e a catequese; por dar inteligência à peregrinação; enfim, por recuperar o entusiasmo missionário”.
Outro assunto apontado nas conclusões das jornadas foi a questão da “igualdade de género”, que os participantes consideram ser “uma manipulação da linguagem e da semântica”.
“Em nome da ‘igualdade de género’, quer dizer, de sexo (porque este é apenas um exemplo da manipulação da linguagem e da semântica), perde-se a complementaridade e esvazia-se a dignidade da pessoa humana”, pode ler-se.
O documento acrescenta que, apesar das “circunstâncias culturais e sociais” de hoje, o clero assume “desafios para o testemunho do Evangelho”.
“Fora do âmbito eclesial há pessoas de boa vontade, crentes e não crentes, gente envolvida nas causas sociais, na educação, no mundo da saúde, que procura respostas para a complexidade dos problemas que se colocam, e em quem a Igreja pode encontrar interlocutores para responder à questão do sentido da vida”, refere o texto. SN|Ecclesia


Comentários

Mensagens populares