REPUBLICA CENTRO AFRICANA DIÁLOGO E PAZ: acordo de cessar-fogo em Bria, mas com milhares de desalojados

Foi assinado um acordo para um cessar-fogo entre os dois grupos armados envolvidos em confrontos na cidade central de Bria, que em cerca de um mês causaram mais de 40 mortos e pelo menos 3.000 pessoas deslocadas. O acordo foi alcançado no fim de semana em Bangui pelos chefes da Convenção de patriotas para justiça e paz (Cpjp) e o republicano União de forças democráticas (Ufdr), e Zaklaria respectivamente Abdoulaye Hissen Damane, no âmbito dos esforços de negociação promovida pelo provedor de Justiça da República, Paulin Pomodimo.
Fontes da Caritas MISNA em Bambari, a diocese a que pertence o Bria, relataram que o cessar-fogo ainda não teve efeitos positivos sobre o destino das pessoas deslocadas. Nos últimos dias inscreveram-se novas chegadas de civis que fugiam por Bria. Cerca de 2000 são em Bambari e pelo menos mil em Ippy, eixo Bria-Bambari, 100 km de Bria.
Combatentes do Ufdr e Cpjp – dois grupos já signatários dos acordos de paz e o desarmamento com o Governo da África Central-pertencem a dois grupos étnicos diferentes, Goula e Rounga. Alguns analistas vinculam a rivalidade entre as duas comunidades em antigas disputas para controle de áreas no centro-norte do país de produção, mas os habitantes de Bria têm medo de possíveis represálias. Misna  10 10.2011 14:36

Comentários

Mensagens populares