INCULTURAÇÃO para o povo chegar ao diálogo com Deus
118. Os
Bispos da Oceania pediram ao Papa que a Igreja "desenvolvesse uma
compreensão e uma apresentação da verdade de Cristo trabalhando a partir das tradições
e culturas de cada região" e convidou "todos os missionários a
trabalharem em harmonia com os cristãos indígenas, de modo a garantir que a fé
e a vida da Igreja, sejam expressas em formas legítimas e apropriadas para cada
cultura ". [94] Não podemos exigir que os povos de todos os continentes,
expressem a sua fé cristã, imitando os modos de expressão que as nações
européias desenvolvidas num determinado momento da sua história, porque a fé
não pode ser restringida aos limites da compreensão e expressão de qualquer
cultura. [95] É um facto indiscutível que nenhuma cultura pode esgotar o
mistério de nossa redenção em Cristo
.
143. O
desafio de uma pregação inculturada consiste em anunciar uma síntese, não de idéias
ou valores destacados; onde sua síntese é aí onde reside o seu coração. A
diferença entre esclarecer as pessoas com uma síntese e fazer isso com idéias
destacadas é como a diferença entre o tédio e fervor sincero. O
pregador tem o maravilhoso, mas a difícil tarefa de unir corações amorosos, o
coração do Senhor e seu povo. O diálogo entre Deus e seu povo
fortalece ainda mais a aliança entre eles e consolida o vínculo da caridade. No
decorrer da homilia, os corações dos crentes manter silêncio e permitem que
Deus fale. O
Senhor e seu povo falam uns com os outros de mil maneiras directamente, sem
intermediários. Mas
na homilia eles querem alguém para servir como um instrumento e para expressar
seus sentimentos de tal maneira que, depois, cada um pode escolher como ele ou
ela vai continuar a conversa.
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