Bento XVI alerta para novas formas de Escravatura
Bento
XVI alertou contra “novas formas de escravatura e de colonização” em África,
condenando ainda a exploração dos recursos naturais deste continente.
1. A
posição é assumida na exortação apostólica pós-sinodal ‘Africae Munus’, ‘O serviço da África’, assinada em Ajudá, Benim,
na região ocidental do continente, durante uma breve cerimónia na basílica da
Imaculada Conceição.
“O
açambarcamento dos bens da terra por uma minoria em detrimento de povos
inteiros é inaceitável porque imoral”, lamenta o Papa no documento, que aprovou
em quatro línguas oficiais, incluindo o português.Referindo que “Deus dotou a África de importantes recursos naturais”, Bento XVI destaca que, ao ver “a pobreza crónica das suas populações, vítimas de exploração e prevaricações locais e estrangeiras, a consciência humana sente-se chocada com a opulência de alguns grupos”.
A exortação apostólica pós-sinodal encerra o processo da II Assembleia Especial para África do Sínodo dos Bispos, que decorreu no Vaticano, em outubro de 2009, sobre os temas da justiça, da paz e da reconciliação.
“A memória da África guarda a dolorosa recordação das cicatrizes deixadas pelas lutas fratricidas entre as etnias, pela escravatura e pela colonização”, pode ler-se.
O documento papal pede uma reconciliação “efectiva”, que passe “por um acto corajoso e honesto: a busca dos responsáveis destes conflitos, daqueles que financiaram os crimes e se dedicam a todo o tipo de tráficos, e a determinação das suas responsabilidades. “As vítimas têm direito à verdade e à justiça. É importante no presente e para o futuro purificar a memória”, escreve Bento XVI.
Noutra passagem do documento, o Papa fala de um “choque cultural” em África que “ameaça os alicerces milenários da vida social e, por vezes, torna difícil o encontro com a modernidade”. A exortação aponta ainda o dedo a “graves injustiças” sociais e pede um maior empenho na “promoção e a educação da mulher”, por considerar que “são ainda demasiado numerosas as práticas que humilham as mulheres e as degradam em nome de antigas tradições”.
O Papa quer ainda “deplorar e denunciar vigorosamente os intoleráveis maus tratos infligidos a tantas crianças” em África. Bento XVI deixa apelos pelo fim da pena de morte, pela "reforma do sistema penal" e em favor de uma "boa governação" do continente.
A ‘Africae Munus’ foi entregue aos 35 presidentes das Conferências Episcopais nacionais e aos sete responsáveis das Conferências regionais da Igreja Católica em África.
2. Burkina Faso Milhares de deslocados Tuareg de zonas de conflito do Mali, a situação se agrava
Pelo menos 8 000 Tuaregues fugindo aos combates no Mali vizinho têm encontrado refúgio em Burkina Faso. Chegam em mau estado. O governo estabeleceu um Comité de coordenação para reunir os refugiados, actualmente dispersos, num lugar mais central para lhes educação e saneamento. A situação humanitária é alarmante: muitos dos deslocados estão vivendo no exterior e o mau tempo, agravado pelos ventos secos e cheios de pó, favorecem a propagação de doença; alimentos, água potável e saneamento básico são precárias, disse um responsável da Cruz Vermelha em Burkina Faso. As pessoas precisam urgentemente de ajuda para sobreviver, e de cobertores, utensílios de cozinha, tapetes e cortinas. Quarenta voluntários da Cruz Vermelha já estão a trabalhar. Desde início de Fevereiro terão chegado à região 4.000 pessoas e o fluxo continua em Inabao e Deou,
Infelizmente,
esta situação vem agravar a actual insegurança alimentar. O governo declarou
que em 146 de 350 municípios este ano choveu muito menos e isso poderia causar ainda
mais fome. Entretanto, de acordo com o Comité Internacional da Cruz Vermelha
(CICV), pelo menos 30.000 pessoas deslocadas em Mali estão em condições
desesperadas por causa dos combates no norte do país desde meados de Janeiro.
Na Aguelhoc, 150 km a nordeste de Kidal, Mali do nordeste, os combates
sangrentos obrigaram cerca de 4 000 pessoas a abandonar suas casas. Tinham
pouca comida e viviam em abrigos improvisados na região semi-árida. Alguns
encontraram abrigo em casa de famílias. O CICV, junto com a Cruz Vermelha de
Mali tem proporcionado distribuição de milho, arroz, óleo e sal, toalhas,
cobertores, esteiras para dormir, baldes, utensílios de cozinha e artigos de
higiene pessoal. A Cruz Vermelha do Mali já enviou assistência alimentar
urgente para 600 pessoas deslocadas em condições particularmente graves. De
acordo com as duas organizações internacionais, em Menaka, na região de Gao, o
combate forçou cerca de 26 000 pessoas a abandonar suas casas em busca de um
refúgio seguro, tanto dentro como fora da cidade.
Ainda outros casos de mulheres HIV-positivas de outras partes da África que sofreram discriminação foram relatados. Além disso, as políticas das compras que tem monopolizado o controle de drogas, privaram cada hospital da oportunidade de administrar os medicamentos.
A principal causa de morte materna é HIV, mas o departamento nacional de saúde não foca adequadamente a pandemia. Por exemplo, as mulheres não sabem que têm de passar por atendimento pré-natal, porque as clínicas estão cheias de pessoas doentes.
4. SUDÃO NILO AZUL: milhares de deslocados
Seriam
pelo menos 70.000 pessoas deslocadas por causa dos combates na região
fronteiriça do Nilo Azul entre o exército e um grupo armado historicamente
próximo ao governo do Sudão do Sul que se tornou independente em Julho:
informam representantes da MISNA em Cartum.
De
acordo com Peter Krakonilig, porta-voz para a capital sudanesa, o escritório da
ONU para a coordenação da assistência humanitária (Ocha), 50.000 pessoas iria
deixar a capital Damazin na tentativa de chegar à região de Sennar.Confrontos entre soldados e combatentes do movimento de libertação do Sudão (Splm) também levaram milhares de pessoas a atravessar a fronteira com a Etiópia. Segundo Kasut Gebre Egziabher, chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR) em Addis Abeba, o número dos refugiados registados ao longo da fronteira já é 20.000.
Até ao final de semana Damazin é ocupado por soldados, mas tiroteios foram relatados por algumas fontes novamente ontem à noite. Lutas são confirmadas no sul da capital, perto de algumas localidades sob o controle do Spla. Durante a guerra civil travada entre 1983 e 2005, uma grande parcela da população do Nilo Azul teve suporte exército de libertação do Sudão popular. O governador Malik Agar, eleito como candidato o Splm-n, foi substituído nos últimos dias por um funcionário nomeado por Khartoum.
O conflito no Nilo Azul é parte de um mais amplo, estendido num cintura de centenas de quilómetros ao longo da fronteira entre o Sudão dois: do Sul Kordofan, onde, de acordo com Ocha, os combates teriam atingido 200.000 pessoas de várias maneiras, Darfur, terra nunca pacificada após o início do conflito armado em 2003.
"Estamos
vendo coisas que eu já vi," disse George Buleya, secretário-geral da
Conferência Episcopal, quando a MISNA pediu informação político-social e das
relações entre o governo do presidente Bingu wa Mutharika e a Igreja local.
Nesta
semana, várias associações católicas denunciaram "uma tentativa de ataque
contra o clero e a Igreja". Para empurrar essa posição eram palavras
faladas por Mutharika a Monsenhor Mukasa Zuza, bispo de Mzuzu e Presidente da
Conferência Episcopal, sobre a crise política e económica dos últimos meses. Em
Agosto, Monsenhor Zuza havia dito que as dificuldades do Malawi "são o
resultado de nossas ações e dependem de nossos papéis". O chefe de Estado
respondeu, sugerindo um vínculo entre as forças do bispo e da oposição.De acordo com Buleya, "ele agrava um conflito entre o governo e organizações da sociedade civil, corpo diplomático estrangeiro e a Igreja por outra". Ele não aceitouuma reunião tão esperada no mês passado entre os Bispos e o Presidente, nem parece ser favorável à criação de uma Comissão para promover o diálogo entre as forças políticas e sociais.
"Coisas nunca vistas" que para o secretário-geral da Conferência Episcopal são confrontos entre manifestantes e policiais que, em Julho, resultou em 19 mortes. Um importante precedente para a difícil relação entre a Igreja e o poder político existe: uma carta de 1992, em que os Bispos denunciaram o regime autoritário de Kamuzu Banda e solicitaram o início de uma fase de desenvolvimento político e democrático da sociedade
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