Europa Violação da liberdade religiosa preocupa os bispos
Os presidentes de nove Conferências Episcopais do Sudeste europeu concluíram a 9 de Março 2012 uma visita à cidade francesa de Estrasburgo, para um encontro com os responsáveis do Conselho da Europa, lamentando as violações da liberdade religiosa.
Os responsáveis católicos e da organização europeia “partilham as mesmas preocupações sobre o actual crescimento nos casos de violação da liberdade religiosa nas nações da Europa”, assinala um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Conselho das Conferências Episcopais do Velho Continente.
Segundo o documento, existem “actos reais e genuínos de violência, extremismo e discriminação, em particular em relação aos cristãos”.
O fenómeno, acrescenta o texto, coloca em causa a estabilidade europeia e “mina o direito de cada cidadão em escolher e praticar livremente a sua própria religião”.
Os bispos assinalam ainda um “renovado interesse” do Conselho da Europa sobre matérias religiosas, frisando que “o papel da religião parece estar a emergir, cada vez mais, não como causa de problemas, mas como advogado da coesão social”.
Durante a visita, os representantes episcopais constataram também o aumento de questões ligadas à dimensão religiosa que têm chegado ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
Comentários
Enviar um comentário