BEM ESTAR Promover a consciência do bem estar de todos por Armando Soares
BEM ESTAR
Promover
a consciência do bem estar de todos
A
mensagem social do Evangelho deve orientar a Igreja para o desempenho de uma
dupla tarefa pastoral: ajudar os homens a descobrirem a verdade e a
escolherem a via a seguir; encorajar o esforço dos cristãos para testemunhar,
com solicitude de serviço, o Evangelho no campo social: «Hoje, mais do que
nunca, a Palavra de Deus não poderá ser anunciada e ouvida senão na medida em
que for acompanhada do testemunho do poder do Espírito Santo, que opera na
acção dos cristãos ao serviço dos outros nos lugares onde se joga a sua
existência e o seu futuro. A necessidade de uma nova evangelização leva a
Igreja a compreender «que a sua mensagem social encontrará credibilidade
primeiro no testemunho das obras e só depois na sua coerência e lógica
internas».(1)
A
doutrina social dita os critérios fundamentais da acção pastoral no campo
social: anunciar o Evangelho; confrontar a mensagem evangélica com a
realidade social; projectar acções voltadas para a renovação de tais
realidades, conformando-as com as exigências da moral cristã. Uma nova
evangelização do social requer, antes de mais, o anúncio do Evangelho: Deus
em Jesus Cristo salva o homem todo e todos os homens. Tal anúncio revela o
homem a si mesmo e deve transformar-se em princípio de interpretação
das realidades sociais. No anúncio do Evangelho, a dimensão social é
essencial e iniludível, embora não sendo a única. Ela deve mostrar a
inesgotável fecundidade da salvação cristã, ainda que uma conformidade
perfeita e definitiva das realidades sociais com o Evangelho não se possa
operar na história: nenhum resultado, mesmo o melhor obtido, pode fugir aos
limites da liberdade humana e da tensão escatológica de cada realidade
criada. (2)
A
acção pastoral da Igreja no âmbito social deve testemunhar, antes de tudo, a
verdade acerca do homem. A antropologia cristã permite um discernimento dos
problemas sociais para os quais não se pode encontrar boa solução se não se
tutelar o carácter transcendente da pessoa humana, plenamente revelada na fé.
A acção social dos cristãos, deve inspirar-se no princípio fundamental da
centralidade do homem. Da exigência de promover a identidade integral do
homem nasce a proposta dos grandes valores que presidem a uma convivência
ordenada e fecunda: verdade, justiça, amor e liberdade. A pastoral social
esforça-se para que a renovação da vida pública seja vinculada a um efectivo
respeito dos sobreditos valores. De tal modo, a Igreja, mediante o seu
multiforme testemunho evangélico, visa promover a consciência do bem de todos
e de cada um como recurso inexaurível para o progresso de toda a vida social.
(3)
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(1)Compêndio
da Doutrina Social da Igreja, 525: (2) CDSI,526 e (3) CDSI, 527
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