NATAL: o Presépio é… para «Fazer Natal» Por P. Armando Soares


Natal: o Presépio é… para «Fazer Natal»  
D. R. 
O Presépio manifesta a ternura de Deus, Criador do universo, que se abaixa até à nossa pequenez. O dom da vida fascina-nos ainda mais ao vermos que Aquele que nasceu de
Maria é a fonte e o sustento de toda a vida. Em Jesus, o Pai deu-nos um irmão e um amigo, que está sempre ao nosso lado.
O Presépio ajuda-nos a reviver a história de Belém, estimula os afetos, sentimo-nos envolvidos na história da Salvação, contemporâneos daquele evento que se torna vivo e atual nos mais variados contextos históricos e culturais.

O Presépio é um convite a «sentir», a «tocar» a pobreza que escolheu, para Si mesmo, o Filho de Deus na sua encarnação.
O Presépio é um apelo para seguirmos Jesus no caminho da humildade, da pobreza, do despojamento, que parte da manjedoura de Belém e leva até à Cruz.
O Presépio é um desafio a encontrar Jesus e a servi-Lo, com misericórdia, nos irmãos e irmãs mais necessitados (Mt 25, 31-46).
O Presépio é convite a sermos as mãos de Jesus para que,  através de nós, Ele possa tocar hoje, com o seu amor e ternura, as vidas de tantos, – as vidas de todos, porque todos precisamos – D. Nuno Brás
O Presépio anuncia o Salvador, com simplicidade e alegria envolvido pela natureza. É um evangelho vivo em que somos convidados a nos deixarmos atrair por Aquele que se fez homem, a fim de se encontrar com todo o homem, com toda a criatura. É a mais bela história de amor que poderia acontecer – Papa Francisco.

O Presépio é o nascimento duma criança que nos coloca perante o grande mistério da vida. Como quando vemos brilhar os olhos dos jovens esposos diante do seu filho recém-nascido, compreendendo os sentimentos de Maria e José que, olhando o Menino Jesus, entreviam a presença de Deus na sua vida.
O Presépio é o encantamento dos pais, na figura de José. Protege o Menino e sua mãe. Nunca se cansa de proteger a sua família. Quando Deus o avisar da ameaça de Herodes, não hesita emigrar para o Egito (Mt 2, 13-15). E, passado o perigo, reconduzirá a família para Nazaré, onde será o primeiro educador de Jesus, na sua infância e adolescência. 
O Presépio é a presença de José, o homem justo e silencioso, que  trazia no coração o grande mistério que envolvia Maria, sua esposa, e Jesus; sempre se entregou à vontade de Deus e pô-la em prática. (AS, n.7) 
O Presépio é a alegria dos pobres e dos simples que mais sentem a necessidade de amor e proximidade de Jesus, «manso e humilde de coração» (Mt 11, 29), Diante do Presépio não podemos deixar-nos iludir pela riqueza e por tantas propostas efémeras de felicidade. 
O Presépio é convite à única revolução em que o próprio Deus dá esperança e dignidade aos marginalizados: a revolução do amor, a revolução da ternura. 

O Presépio é espaço para tudo o que é humano e para toda a criatura, animais e plantas. Do pastor ao ferreiro, do padeiro aos músicos, das mulheres com a bilha de água ao ombro às crianças que brincam… tudo isso representa a santidade do dia-a-dia, a alegria de realizar de modo extraordinário as coisas de todos os dias, quando Jesus partilha connosco a sua vida divina – D. Nuno Brás.
O Presépio é um despertar para promover uma ecologia forte perante as emergências  climáticas, também representadas na escuridão e no silêncio da noite, nos castelos e casas em ruinas, nas grutas, nos rios,…
O Presépio é chamadoiro, nas fontes e riachos, para tantos milhões de nossos irmãos que não têm água potável, nem pão, nem casa, nem paz, nem medicamentos, nem o carinho de alguém,… 
O Presépio é apelo a um mundo mais humano e fraterno, onde ninguém seja excluído e marginalizado. (AS, n.6)
O Presépio é lugar para os simples, como os pastores que guardando seus rebanhos, ouvem a voz do anjo, vão a Belém, adoram o Menino, e regressam numa imensa alegria, anunciando o Messias salvador a todos os que encontram pelo caminho.
Que é para ti o Presépio? É isto ou não é nada? Lê o presépio e “FAZ NATAL” como convida D. Nuno Brás, bispo do Funchal.

Comentários

Mensagens populares