Natal com fé viva por ARMANDO SOARES

Nata: Nasceu o Menino!

«E a Palavra se fez carne e veio habitar no meio de nós» (Jo 1, 14). Com estas palavras, tiradas do pró­logo do evangelho de São João, nos é anunciada a verdade profunda do mistério do Natal. É fascinante a ex­pressão: «e veio habitar no meio de nós». O original grego diz “eskeno­sen”, que, literalmente, quer dizer: «plantou a sua tenda no meio de nós”. Ele é o Emanuel, o Deus con­nosco, para sempre. Perante este acontecimento não há outra coisa a fazer senão ajoelhar com fé, acredi­tar no mistério, confiar no Messias, deixar-se envolver pela presença fascinante e única e vital do Espí­rito divino. Nosso Salvador é Jesus Cristo.
No Natal, Jesus anuncia que quer plantar de novo a sua tenda aqui en­tre nós, mas também entre todos os povos da terra: na Europa, na África, na Ásia, em todo o continente Ame­ricano e na Oceania.
A proposta da Voz da Missão é de um Natal missionário, aberto, universal, para olhar a humanidade inteira com os olhos do Verbo.
Do ponto de vista missionário, este ano é um ano de graça, desde o Sínodo dos Bispos, em Roma, em Outubro e o decorrer do ano da fé, com apelos à fé em todas as dimen­sões já que a fé não é aceitar uma ideologia, ou um conjunto de verda­des que se decoram como um teo­rema de matemática ou como se de uma fórmula química se tratasse.
Estamos num mundo de grave crise económica. Mais especifica­mente na zona do Euro. O opti­mismo desmedido e o despesismo exorbitante conduziram a uma crise financeira mundial. Tudo isto pa­rece ceder o passo à «necessidade de uma ética nos negócios e uma diminuição da fé cega na magia do mercado”, afirmou Ban Kimoon, se­cretário Geral da ONU.
Comprometida com a vida da hu­manidade, para torná-la a história da salvação, a Igreja não concorda com a cultura da especulação. A comuni­dade de fé também exige ética nos negócios e consequente mudança de regras económicas: de um mode­lo que defende os interesses de uma minoria, dos desempregados, dos mais afectados pela austeridade, a um projecto de vida integral para todas as pessoas de todos os con­tinentes. Não apenas sobrevivência, mas “vida e vida plena” a todos, eis a determinação precisa de Cristo.
No meio deste furacão económi­co, o Papa levanta a voz de profeta: «Sem Deus, tudo desmorona, até a economia!». Bento XVI afirma em Roma, a certeza de que Deus «colo­ca a sua tenda no meio de nós».
O Natal nos fala de esperança, de partilha, de sobriedade e de acolhi­mento ao outro. Somente estes va­lores, vividos também na economia, serão capazes de alargar o espaço destas tendas, para que todos os po­vos e, de modo especial os mais po­bres e sofridos, possam, neste Natal, experimentar a presença da graça e do amor. É isto que desejamos a todos os leitores da Voz da Missão e isto só é possível se o nosso cris­tianismo brilhar com a luz da fé em Cristo Jesus.
Feliz Natal!
Feliz Ano Novo!
Que a tenda de Deus se esta­beleça … e permaneça para sempre entre nós!

Comentários

Mensagens populares