JAPÃO Alma judaica, mente grega, Romano, corpo
Crise
de identidade eurocêntrica da Igreja
Fr
William Grimm, Tóquio
O PAPA
Francisco Papa nomeou oito cardeais para ajudá-lo a reorganizar a administração
do Vaticano. Um deles é o arcebispo de Sydney, na Austrália, George Pell.
Muitos pensam que ele foi escolhido simplesmente porque ele é apenas o Cardeal
na Oceania e parece que o Papa queria um de cada região continental.
Quando interrogado
numa entrevista publicada no diário italiano La Stampa que poderia ser
duas ou três das principais reformas que precisa do Vaticano, o Cardeal Pell
respondeu que um aumento no número de digitadores na Cúria seria um exemplo
desse tipo de mudança.
O fim
de semana após a entrevista de sua Eminência, meios de comunicação
internacionais relatam que um Monsehor trabalhando no Banco do Vaticano havia
sido detido pelas autoridades italianas, por suposto envolvimento em lavagem de
dinheiro. Assim, pode haver problemas maiores em Roma, do que uma escassez de
datilógrafos capazes.
Seja
como for, se o Papa é o conteúdo apenas para ter um octeto de operações a lidar
com problemas frontasi, no escritório central, ele vai perder a chance de
enfrentar algumas das questões que desafiam a Igreja Católica.
Simplificando,
a Igreja Católica não é católica. Como o estudioso de religiões Huston Smith
uma vez observou. "A Igreja é composta por uma alma judaica, uma mente
grega e um corpo romano demasiado ligados a uma cultura universal."
A
Igreja não era tão limitada. Nos primeiros cinco ou seis séculos da vida da
Igreja, várias maneiras de ser cristão surgiram em diferentes culturas. Muitas
dessas formas sobrevivem até hoje em diferentes ritos da Igreja Católica
(incluindo o rito latino) e os ortodoxos e outras igrejas "Orientais".
Um argumento pode ser igualmente que os outros "ritos" surgiram nessa
parte do cristianismo, nascida da reforma.
Mas, na
Igreja Católica, excepto o que é conhecido como o uso de zairense (modificado
Roman Rite massa) na África Ocidental desde a década de 1970, não houve
nenhumas expressões significativamente básicas da adoração e vida dos católicos
desde os períodos clássico e Alta Idade Média. Que as únicas pessoas que
realmente sabiam como adorar e como organizar suas comunidades todos vivem
1.500 anos atrás ou antes?
Alguns
elementos dessas formas antigas, como a confiança nos sínodos para direcionar a
missão da Igreja nas igrejas ortodoxas e ritos católicos orientais, são mais
agradáveis para muitas culturas modernas do que o modelo imperial centralizado
do Roman Rite. Mas mesmo os ritos não conseguem falar com o coração da grande
maioria da humanidade.
Simplificando,
apesar que fãs do Roma, Kiev, Constantinopla, Antioquia, Alexandria, ou em
outro lugar talvez queira ser o caso, o sexto século terminou. A eleição de um
Papa de um continente que era desconhecido ao "velho mundo" neste
século deve fazer esse facto óbvio.
Dos 10
países com a maior população de católicos, apenas três estão na Europa; o resto
está em África (República Democrática do Congo), América (Brasil, México,
Estados Unidos, Colômbia e Argentina) e Ásia (Filipinas). O maior, Brasil, tem
mais católicos do que os três países europeus (Itália, França e Espanha)
combinados. No entanto, apesar de apenas 24 por cento dos católicos do mundo
viver na Europa, até agora no século 21st são esperados para adorar,
acreditar e encontrar Cristo como europeus do sexto século. É de admirar que o
crescimento explosivo do evangelicalismo está ocorrendo nas regiões em grande
parte católicas?
Os
latinizado com más traduções da liturgia infligido ao longo dos últimos anos em
todo o mundo são exactamente o tipo de falha de imaginação e de fé mesmo que
deva ser superada se a Igreja Católica deve ser verdadeiramente Católica. (A
versão "English", por sinal, foi perpetrada por uma Comissão liderada
pelo Cardeal Pell.)
A curta
duração para liturgias verdadeiramente indígenas e uma organização colegial da
Igreja que começou no Concílio Vaticano II, mas foi abortada quase imediatamente
devem ser retomados. Na verdade, tem de se tornar mais radical no sentido
literal de lidar com as raízes.
Embora
actualmente existam mais de 20 ritos da Igreja Católica, muitos católicos
perguntam se poderiam dizer há apenas dois: órgão e guitarra, nem de que, é
claro, é um rito real.
Por que
não há nenhuma política da Igreja no Ocidente que encarna o ideal ocidental
(muitas vezes imperfeitamente realizado) regra democraticamente promulgada lei?
Por que tem teologia na Ásia dependem filosofia grega pagã, ao invés de
maneiras Hindu ou budista do pensamento? Por que deve a celebração da
Eucaristia em toda parte consistem em rituais decorrentes de uso antigo
Tribunal Europeu da real e imperial?
Por outras
palavras, por que não temos 40, 50 ou mais ritos que permitam que mais de 1
bilhão de católicos proclamem e louvem a Deus de forma a mostrar ao mundo que
Jesus Cristo é verdadeiramente Emanuel, Deus conosco aqui, hoje?
Não há
razão para esperar que tal mudança esteja chegando. Numa homilia no mesmo fim
de semana depois Cardeal Pell chamado para uma piscina de steno melhorada e
funcionários italianos chamados para detenção de um padre, o Papa Francisco
disse, "vamos avançar no caminho da sinodalidade e crescer em harmonia com
o serviço da primazia."
Se as
igrejas locais em todo o mundo assim que receberm uma palavra real em como se
move a Igreja Mundial, novas formas de vida para as igrejas locais podem ser
muito atrás?
Fr William Grimm MM, com sede em Tóquio, é o editor de ucanews.com UCANEWS 1 de julho de 2013
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