ESCRAVATURA/leilões de escravos Líbia Leilões de escravos nos portões da Europa


ESCRAVATURA/leilões de escravos Líbia
Leilões de escravos nos portões da Europa
Licitações, cílios e correntes. O PAÍS coloca face à denúncia das Nações Unidas: mais e mais imigrantes estão sendo vendidos como escravos nos mercados da Líbia
Adam Souleyman, um nigeriano, foi escravo na Líbia
 por cinco meses. 
FOTO E VÍDEO: ALFONS RODRÍGUEZ
Na cidade de Sabha - localizada no sul da Líbia, 100.000 habitantes - existe um lugar conhecido como o gueto de Ali. É um nome que derruba Abou Bacar Yaw, um jovem gambiano de 18 anos que passou dois meses lá dentro.
O gueto de Ali é, provavelmente, baseado nas descrições daqueles que estavam lá, um antigo centro de detenção. Antes da guerra que culminou com a queda de Muammar Gaddafi, Sabha era um oásis migratório na rota da África Central para a Europa. Muitos sub-saarianos foram detidos neste lugar e expulsos do país. Sabha era também um destino turístico atraente para os aventureiros.
Abou Bacar conta que hoje é um edifício desgastado, cheio de ratos e poeira, com várias celas e um pátio interno. Centenas de jovens sub-saarianos se aglomeram em pequenos espaços sem luz ou ventilação. O local é administrado por um líbio do grupo étnico Tubu conhecido como Ali. Ao redor, as ruas de Sabha são hoje o território de milícias, traficantes, mafiosos e vizinhos armados. Área proibida para o visitante.
Abou Bacar chegou a este local depois de cinco dias de travessia ininterrupta pelo deserto. Ele deixou Agadez, no centro do deserto do Níger, onde meses depois ele está de volta. Sentado em uma cadeira velha, com uma cicatriz ao lado do olho esquerdo e o chamado para a oração de uma mesquita próxima, ele relembra suas memórias. Ele diz que todos em Sabha conhecem o gueto de Ali. "Mas ninguém se importa porque a Líbia é o inferno. Todo mundo está armado. Até as crianças carregam uma arma. E ninguém se importa com o bem ou o mal ". O gueto de Ali parece levar suas atividades sem muita dificuldade.
"Eu já tinha pago minha passagem para Trípoli. Eu paguei em Agadez, antes de sair. " Abou pagou 381 euros, a economia de toda a sua família. "Mas eu nunca cheguei a Trípoli." Quando chegaram a Sabha, o motorista do veículo que os levava pelo Saara os levou ao gueto. "Havia alguns líbios, com uniformes e armas militares. Não sei se eram soldados, milicianos ou o que eram. Abou e os outros foram colocados no prédio, disseram que não haviam pago pelo ingresso - quando haviam feito isso - e os trancaram sem maiores explicações.
Um copo de água e um pedaço de pão eram o que eles lhe davam todos os dias dos dois meses que Abou estava no gueto. Foram empilhados, calculou Abou, cerca de 300 pessoas, todos homens. Aqueles que estavam morrendo, tinham outros para remover e queimar os corpos em um campo próximo ao centro. "Todos os dias chegavam homens árabes, às vezes com guarda-costas, e depois nos levavam para o pátio. Lá nós tínhamos que sentar assim - Abou se senta no chão, com as pernas abertas -, seguidas, cada uma entre as pernas da que estava atrás dele. Nós éramos como um trem no chão ". Abou retorna à sua cadeira e continua sua história: "O homem árabe andou entre nós e escolheu alguns. Ele escolheu os fortes, aqueles que não pareciam morrer em dois dias. Eu os escolhi como quando você escolhe mangas no mercado de frutas. Então ele pagou as pessoas no gueto e as levou embora. Todos os dias, homens árabes vinham nos comprar ".
Abou foi vendido depois de dois meses. "Eu não sei quanto eles pagaram por mim. Na nossa frente eles não falavam em dinheiro, iam negociar preços em um canto ". Abou permanece em silêncio. Com o olhar perdido. Então ele diz: "O gueto de Ali é o lugar que você imagina quando lhes fala sobre um mercado de escravos". Um mercado de escravos no século 21, em uma cidade que até recentemente era relativamente turística e em um país a 400 quilômetros da Europa.
FOTOGRAFIAFOTOGRAFIA: Nas portas do inferno. Abou Bacar, nascido na Gâmbia, foi vendido em um
mercado de escravos na cidade líbia de Sabha. 
ALFONS RODRÍGUEZ

O buraco da Líbia
Antes da guerra - o conflito irrompeu sob a proteção da Primavera Árabe em 2011 - a Líbia foi uma das várias rotas migratórias para a Europa. As máfias optaram, por vezes, por transferir os migrantes para a Mauritânia e, de lá, chegar às Ilhas Canárias, no Cayuco; ou atravessar a Argélia para chegar ao Marrocos e pular a cerca de Melilla; ou atravessar a Líbia e tentar navegar em patera para a ilha italiana de Lampedusa.
Hoje, a Líbia está emergindo como quase a única rota: o caos é tal no país que as máfias e os traficantes de pessoas se agitam sem impedimentos, contrariando as fronteiras vigiadas do resto dos países. Cada cidade e cidade da Líbia pertence a uma milícia diferente. E nessa confusão, os migrantes tentam se esgueirar pelo mar. Estima-se que, até o momento, cerca de 330.000 imigrantes estão bloqueados na Líbia, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
O problema é que essa anarquia violenta tem uma reversão: milhares de homens e mulheres estão sendo seqüestrados, aproveitando-se da falta de controle. Os seqüestros, alguns meses atrás, foram um passo adiante: mais e mais escravos

Em abril passado, a OIM, uma agência dependente das Nações Unidas, publicou um relatório no qual denunciava que na Líbia havia mercados de escravos há meses. Lugares em que os migrantes são vendidos para usá-los como trabalhadores, como servos ou escravos sexuais.
Giuseppe Loprete, chefe de missão da OIM no Níger, explica no escritório de seu escritório em Niamey que "os migrantes que retornam da Líbia estão nos contando histórias terríveis". Eles nos falam sobre lances, sobre leilões, sobre compra e venda de escravos ". Um retiro macabro no tempo para o outro lado do Mediterrâneo. O gueto de Ali, onde Abou foi vendido, é um desses mercados.
 
Fotografias tiradas do telefone de um migrante detido na
Líbia e fornecido pela OIM. A agência explica que eles
são escravos em um mercado na Líbia, esperando
para serem vendidos. 
OIM
Não se trata de seqüestros nos quais um resgate é solicitado. Não é sobre condições de exploração. Não se trata de poder pagar pela sua liberdade. É um comércio de escravos no qual os vizinhos da Líbia compram africanos subsaarianos para trabalhar em suas casas, fazendas ou plantações sem qualquer salário - além de teto e comida - e sob um regime de violência.
A OIM denunciou e agora os testemunhos daqueles que escaparam de tal experiência começam a aparecer. A comunidade internacional, no entanto, não parece estar fazendo muito no terreno para acabar com um pesadelo de outro século.
Vendido por 3.200 euros
"Eu quero explicar ao mundo o que está acontecendo." Diz Achaman Agahli, 39 anos, vizinho robusto da cidade nigeriana de Agadez. Ele nos recebe em sua casa, uma construção básica de adobe na qual pessoas e cabras compartilham espaço.
Achaman trabalhou carregando tambores entre cidades do deserto. Foi um amigo que levantou a possibilidade de tentar chegar à Europa para ganhar dinheiro. Ele consultou sua esposa e decidiu tentar. Tudo começou em junho do ano passado, às três da manhã, carregado na traseira de um veículo Toyota pickup branco. Quando eles estavam prestes a começar, ele ouviu que o traficante que havia sido pago pela transferência falou ao telefone: "Eu lhe envio um lote de 25". Achaman não deu importância naquele momento. Dias depois, a declaração faria sentido.



"Sentávamos no chão e os líbios vinham nos escolher e nos comprar, como quem escolhe mangas num mercado de frutas. Depois, discutiam o preço"

"A idéia era nos levar a Madama, na fronteira entre o Níger e a Líbia, mas nós passamos e nos deixaram em Al Qatrun, já na Líbia. Lá nós fomos apanhados por tubus líbio [os membros de uma etnia local]. Eles usavam barba, eles estavam armados. Foi quando eu disse a mim mesmo: 'Aqui há problemas, algo falha'. Eles nos levaram para Sabha e nos colocaram todos na sala de um prédio vazio. "




"Sentávamos no chão e os líbios vinham nos escolher e nos comprar, como quem escolhe mangas num mercado de frutas. Depois, discutiam o preço"



Achaman ficou preso por 26 dias. "Eles nos deram pão e leite. Um dia, um dos homens que estavam nos protegendo, disse-nos: 'Nós não lhe damos mais para que você não tenha força e escape. No dia 27, um homem líbio chegou e começou a discutir dinheiro com o chefe dos sequestradores Achaman. Desta vez, eles ouviram a negociação. "Eu falo árabe. Eu entendi eles Eles concordaram em vender um lote de 12. Sim, então ele disse, um monte de 12. E para cada um dos lotes, para cada um de nós, ele iria pagar 5.000 dinares líbios ”. Naquele dia eles compraram Achaman por 3.200 euros.
"Nosso comprador nos levou para sua casa, uma casa muito grande com um grande jardim em Ubari, a poucos quilômetros de Sabha. Ele era um homem rico. Eu estava dois meses em recuperação porque estava muito doente. Quando cheguei bem, comecei a trabalhar ". Achaman tinha que alimentar os animais do dono, limpar os estábulos, cuidar do jardim, arar ... Em troca, o dono da casa lhe dava abrigo e comida. Enquanto falava árabe, ele fez dele seu homem de confiança. "Eu desprezei os outros, mas ele me tratou bem. Ele não me bateu nem gritou para mim. E, depois de alguns meses, eu estava livre para entrar e sair de casa se precisasse fazer recados ”.
Achaman Agahli, 39 anos, foi escravizado na cidade líbia
de Sabha por um mês e meio. 
ALFONS RODRÍGUEZ

Foi em um desses recados. Achaman disse que precisava ir ao Sabha para fazer remédios e, no caminho, encontrou um motorista nigeriano que o ajudou a atravessar a fronteira.
A esposa de Achaman morreu na semana passada, dando à luz. "Ele partiu sem que eu soubesse o que aconteceu comigo. Eu nunca disse nada para ele. Eu não queria vê-la triste ".
Cintos como um chicote
Adam Souleyman está vestindo uma camisa amarela com uma foto de Dom Quixote. Ele tem 24 anos, é muito magro e coloca um turbante na cabeça para se proteger do sol e da areia. Embora ele esteja morando em Agadez, onde nos acolhe no pátio de terra de uma casa de família, ele nasceu e cresceu em uma aldeia perto de Zinder, a segunda cidade do Níger, no sul do país. De lá, um ano e cinco meses atrás, ele partiu para a Líbia em busca da Europa.
A recepção ocorreu em Madama, uma cidade fronteiriça, onde, de acordo com Adão, milicianos o enterraram e ao resto dos migrantes com quem ele viajou. "Eles tiraram nossos documentos e dinheiro." A partir desse momento, Adam se tornou mercadoria.
Três dias ele foi trancado até que um homem, a quem Adam se lembra como "gordo, grande", chegou, discutiu o preço com os milicianos e pegou três deles. "Um menino do Mali, outro menino de Burkina Faso e eu. Tudo em uma van. O homem nos trancou em um porão. As janelas eram muito pequenas e dava para o chão de areia. Havia alguns tapetes para nós dormirmos. O homem apenas nos disse uma coisa: "Sobreviver é o melhor que você pode conseguir agora".
Ele era o novo dono de Adam e os outros dois meninos. E ele os alugou. "Todos os dias ele nos levou para trabalhar em uma casa diferente, árabes ricos, casas muito grandes. Nós acordamos jogando água fria em nós e nos tirando do porão nos dando solavancos com o cinto, como se fosse um chicote ". Adam reprova o gesto com relutância, levantando o braço. "Quando terminássemos o trabalho, ele viria nos procurar na casa e nos colocar de volta no porão." Foi assim que Adam foi um mês e dez dias.
"Houve dias em que não tivemos que trabalhar, aquele homem não veio nos procurar. E passamos o dia sem comer trancados. O menino do Mali falou em acabar com tudo isso, cometer suicídio, dizendo que não aguentava ". E você? "Eu não. Eu queria ver minha família ". Você se sentiu como um escravo? "Eu não senti. Ele era um escravo ".
Ele passou a noite Adam amaldiçoando o dia em que ele decidiu ir para a Líbia. A luz a viu uma tarde que o dono de uma casa ordenou que ela saísse para um poço de água para consertar um colapso. "Eu estava andando e me deparei com um caminhão com trabalhadores africanos. Um era Hausa, como eu, então gritei com ele e pedi ajuda. " Aquele homem recebeu Adam em sua casa e, em seguida, conseguiu um lugar em um caminhão para retornar a Agadez, onde ele agora trabalha para coletar o dinheiro e voltar para Zinder. "Eu não sei o que aconteceu com os outros dois meninos, o do Mali e o de Burkina Faso", diz Adam. "Talvez eles ainda estejam lá." Então ele aperta as mãos contra os olhos e chora.
Sete meses sem ver o céu
Marian cobre a cabeça com um véu vermelho. Ele deixou Lagos, na Nigéria, em julho do ano passado. Foi-lhe dito que depois de uma curta viagem de carro e atravessando um rio, ele estaria na Itália.
Marian tem 23 anos e mora no chão da rodoviária de Agadez, onde ela espera poder voltar para sua cidade. Lá, ninguém sabe que Marian se converteu, durante sete meses, em escrava sexual.
Foi em Trípoli, na Líbia, depois de cruzar o deserto com mais dias de rota do que o esperado, após um erro de orientação do motorista que os levou a ter que beber água das poças que encontravam. "Quando chegamos em Trípoli, eles nos colocaram em um porão sem janelas. Eu perguntei quando chegamos na Itália e um homem me disse: nunca ". Para Marian, a provação começou.
Marian, uma nigeriana de 23 anos, era escrava sexual
em Trípoli por 7 meses. 
ALFONS RODRIGUEZ

"Uma mulher explicou a situação ao grupo de meninas que estavam no porão. Ele nos disse que, se quiséssemos ser livres novamente, precisávamos pagar uma quantia (Marian não significa o quanto) e que a única maneira de alcançá-lo era ser prostituta naquele porão. "
Marian bufa: "Eu continuei chorando. E eu recusei. Um homem veio no primeiro dia e me disse 'senta aqui', apontando para as pernas e eu disse não. Então, o marido da mulher que explicou tudo me bateu na cara. Ele disse: 'Se você não obedecer, eu vou te bater'. E eu disse a ele para me bater. E ele colocou seu rosto ". Marian vira a bochecha, como se estivesse lhe oferecendo. Então ele acrescenta: "Mas há um tempo em que você não quer mais ser espancado".
Se Marian ou qualquer uma das outras garotas recusasse, a mulher quebraria o lençol no qual ela estava registrando a quantia coletada por eles. "E nós tivemos que começar de novo." Marian levou sete meses para recuperar sua liberdade. Durante esses sete meses ele nunca saiu do porão. Ele nunca chegou a ver o céu.
"Agora eu quero voltar para Lagos. E recupere minha vida de antes. E espero que ninguém na minha família saiba o que aconteceu comigo. "
Amarrado por bonecas
Quando ele explica sua trágica experiência, Nasser Abdul Kader sorri. Como um mecanismo de defesa, como uma válvula de escape para não entrar em colapso. Ninguém comprou Nasser. O homem que o escravizou, roubou.
Como quase todo mundo, ele chegou à Líbia com a promessa de chegar à Itália em quatro dias. Ele deixou Agadez, onde ele nasceu, e após a viagem, foi abandonado nas ruas de Sabha, sem dinheiro ou documentos, juntamente com seis outros imigrantes. "Fomos a um lugar onde os homens vinham buscar trabalhadores para um único dia. Toda vez que um deles aparecia, os meninos corriam para pegá-los.
No terceiro dia, Nasser e outro rapaz saíram com um cara que precisava de mão de obra. "Ele nos levou a uma fazenda de aves, cheia de galinhas. Ele nos mostrou a fazenda e nos disse que o nosso trabalho era alimentar as galinhas e mantê-las acordadas à noite ”. Nasser faz careta com incompreensão e encolhe os ombros. "No dia seguinte, ele nos apresentou a dois homens armados, muito fortes e nos disseram que estavam encarregados da segurança da fazenda."
Nasser passou um mês e dez dias descarregando sacos de ração, alimentando galinhas e mantendo-as acordadas à noite. Tudo mudou quando Nasser perguntou a um dos seguranças quando eles seriam pagos. "Ele olhou para mim, levantou o dedo assim" -Nasser endireita o dedo indicador, num gesto de alerta- "e preste atenção: neste lugar os salários não são pagos". Fiquei com medo, mas no dia seguinte, com raiva, nos recusamos a descarregar o camião.

Desde aquele dia, os dois meninos tiveram que trabalhar um amarrado ao outro. "Com uma corrente de cerca de dois metros, amarrada com muita força aos pulsos. E a partir daí eles nos atingiram com um cabo enquanto trabalhávamos. Lá eu me tornei um escravo ".
Nasser e seu parceiro só foram desatados quando voltaram para o quarto para dormir. "Ninguém sabia onde estávamos, não tínhamos dinheiro, nem documentos, nem contato com o exterior. Foi como estar morto ". A tragédia durou cinco meses, até que Nasser conseguiu fugir da fazenda uma manhã em que os dois seguranças adormeceram por álcool.
"Eu digo aos caras que querem ir para a Europa: não faça isso. Não vás. Você vai morrer ou você será um escravo. E eu conto a minha história. " E eles te escutam? "Não nenhum. Eles sempre respondem da mesma forma: não tenho escolha ".

Comentários

Mensagens populares