AMAZÓNIA educação integral


AMAZÓNIA educação integral
Cidadania ecológica
 No dia 12 de outubro, a Igreja celebra Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Depois de confiar os trabalhos à Mãe, foi aberto espaço aos pronunciamentos de vários padres sinodais - Sínodo 2019 - e alguns auditores. Entre os temas examinados: a educação integral, instrumento de integração e de promoção dos povos amazónicos, num desenvolvimento sustentável. O serviço dos educadores deve ser orientado na perspectiva da evangelização. É urgente que a educação seja feita de modo a promover o “bem viver”, “o bem conviver” e o “bem agir”.
A Amazónia é uma região rica de diversidade não somente biológica, mas também cultural: hoje, as comunidades que a habitam se veem ameaçadas pela expansão do mundo “civilizado” que se preocupa somente com a exploração dos recursos naturais para capitalizar riqueza. É necessária uma educação integral que restabeleça a conexão entre o homem e o meio ambiente, formando indivíduos capazes de cuidar da casa comum, em nome da solidariedade, da consciência comunitária e da “cidadania ecológica”.
A ‘Laudato si’ é clara: “enquanto o homem aposta numa homologação forçada, Deus quer uma harmonia de diferenças. A Amazónia representa a unidade na diversidade do seu sistema ecológico e dos povos que a habitam. Razão e apelo para que não prevaleçam injustiças e violências.

Comentários

Mensagens populares