MEDITERRÂNEO Mais 900 refugiados desaparecidos

MEDITERRÂNEO
Mais 900 refugiados desaparecidos 
Mais uma embarcação com imigrantes naufragou no Mediterrâneo
Autores

Cerca de 900 imigrantes estão desaparecidos no mar Mediterrâneo, depois de a traineira onde viajavam com destino a Itália ter naufragado a 60 milhas da costa da Líbia, informam meios de comunicação social locais. A confirmar-se, terá sido o pior desastre dos últimos tempos a envolver imigrantes no Mar Mediterrâneo, afirmou Joseph Muscat, primeiro-ministro de Malta.
As mesmas fontes, citadas pelas agências EFE e AFP, acrescentam que terá sido o cargueiro português “King Jacob”, registado na Madeira, o primeiro a prestar auxílio, tendo ajudado a salvar cerca de 28 pessoas. Foram estes que contaram que o barco transportava aproximadamente 700 pessoas. Contudo, novos dados apontam para que o número de imigrantes desaparecidos ascenda a cerca de 950 em vez dos 700 inicialmente estimados, segundo contou um sobrevivente natural do Bangladesh, de acordo com a Renascença. O alerta foi dado à meia-noite.
Apesar de o barco ter pavilhão na Madeira, da tripulação não faz parte qualquer elemento português, segundo disse Mark Clark, diretor do Navigate Group, em declarações à SIC. “A maioria da tripulação é de várias zonas. Serão provavelmente das Filipinas, mas nenhum [dos tripulantes] é de Portugal”, comentou.
O naufrágio deste domingo já não é novidade para quem está a bordo do King Jacob. “É o segundo incidente em que o nosso navio está envolvido. A primeira vez foi no início da semana, a 15 de abril, quando cerca de 500 pessoas foram resgatadas para a costa. Eram pessoas da Eritreia, da Somália e da Síria”, contou Mark Clark.
De acordo com a CNN, a traineira terá feito um pedido de ajuda urgente no sábado à noite. O italiano Corriere della Sera  conta que os tripulantes do navio de bandeira portuguesa “King Jacob” viram o momento em que os imigrantes se deslocaram a um dos lados da traineira /em busca de auxílio), fazendo com que esta se virasse. A Marinha Portuguesa já confirmou o envolvimento deste navio nas operações de busca e salvamento.
O porta-voz, comandante Paulo Vicente, adiantou que o navio com bandeira portuguesa “King Jacob” está envolvido nas operações desde as 22h30 de sábado. E que foi contactado pelo Centro Coordenador de Buscas e Salvamento Marítimos de Itália para prestar assistência.
A marinha de Malta adiantou que seriam cerca de 650 as pessoas que estariam a bordo da traineira. Na operação de resgate, estão envolvidos navios da Guarda Costeira italiana, de Malta e da marinha mercante. Também existem três helicópteros a sobrevoar a costa da Lampedusa.

O porta-voz da Guarda Costeira italiana disse à BBC que estava focada na operação de procura de sobreviventes e de resgate, mas que “em breve, passaria a ser apenas uma busca [por corpos] apenas”. O Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas veio dizer, mais tarde, que já tinham sido resgatadas 50 pessoas, conta a Reuters. OBSERVADOR

Comentários

Mensagens populares