PORTUGAL Lisboa: Quatro novos sacerdotes ao serviço da diocese

PORTUGAL
Lisboa: Quatro novos sacerdotes ao serviço da diocese
 
DR  D. Manuel Clemente preside às ordenações este domingo no Mosteiro dos Jerónimos



Lisboa, 27 jun 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidiu às ordenações de quatro sacerdotes e de um diácono, no dia 27 de Junho, às 16h00, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Patriarcado de Lisboa informou que iriam ser ordenados sacerdotes “quatro jovens - dois portugueses, um italiano e um colombiano” para "o serviço desta Igreja diocesana.
“Alfredo, Ricardo, Paolo e Jean têm histórias de vida e percursos de fé diferentes mas todos querem ser testemunhas da Ressurreição de Cristo”, revela o Departamento de Comunicação, do Patriarcado de Lisboa.
Na cerimónia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa foi  também ordenado diácono o irmão José Gregório Valente, da Congregação da Paixão de Cristo (Passionistas), que reside na comunidade de Linda-a-Velha.
O diácono Alfredo Plácido, 25 anos, é natural da Póvoa da Galega, e explica que cresceu “no seio de uma família não muito próxima à Igreja” mas depois da sua opção os pais, “progressivamente, começaram também a aproximar-se de Cristo”.
“Foi muito engraçado ver a estranheza de familiares e amigos à minha vocação. Para eles foi um sinal”, recorda sobre a opção aos 15 anos depois do convite para entrar Seminário Menor de Nossa Senhora da Graça, em Penafirme.
“Foi todo um caminho com as etapas próprias, progressivo, e sempre foi muito importante perceber que eu nunca estava a decidir sozinho”, comenta Alfredo Plácido destacando que “o seminário e a comunidade do Caminho Neocatecumenal foram berços da fé”.
O diácono Jean Castilla nasceu no norte da Colômbia, tem 34 anos, e veio da Paróquia de las Tres Avemarias, Diocese de Valledupar.
“Nunca na vida pensei ser padre. A Igreja não era motivo de realização”, explica quem na juventude queria estar “com os amigos, as namoradas, jogar à bola, ir a festas com álcool e drogas”.
Nasceu numa “família católica não praticante” e com cerca de 17 anos começou a interrogar-se sobre o “sentido” da sua vida e foi convidado a frequentar as catequeses do Caminho Neocatecumenal onde gostou “da linguagem” e viu “outro tipo de Igreja”.
O diácono colombiano chegou ao Patriarcado de Lisboa em dezembro de 2003, já fez missões em Jerusalém, Uruguai, na Colômbia e este domingo contou com a presença de 23 pessoas do seu país natal, onde se contam os pais e a irmã mais velha, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Outro futuro sacerdote para a Diocese de Lisboa é Paolo Lagatta, de 31 anos natural da Paróquia Sacro Cuore di Gesu, na Diocese de Melfi-Rapolla-Venosa no sul da Itália.
A vocação nasceu como fruto da Jornada Mundial da Juventude de Toronto, Canadá, em 2002, de experiência de missão na Albânia (2003) e do Caminho Neocatecumenal onde os pais se conheceram.
Depois da ordenação Paolo Lagatta espera ser “testemunha do mistério da Ressurreição de Cristo, no meio de uma geração que precisa que lhe anunciem uma esperança”.
O português Ricardo Figueiredo tem 25 anos e é natural da Paróquia de Belas, onde fez o “percurso normal de catequese”, na capela da Idanha.
Depois de entrar no seminário e sair, de um tempo de reflexão, aprofundamento e discernimento em 2010 ingressou no seminário maior e considera os últimos “quatro anos de grande profundidade”.

“Fiz sempre tudo para seguir por outro caminho mas vejo a mão de Nosso Senhor na minha vocação, que sempre me chamou e guiou”, revela Ricardo Figueiredo que se sente “muito sereno, com muita liberdade e muita alegria”. CB

Comentários

Mensagens populares